Cuiabá, 19 de Outubro de 2025

POLÍTICA & PODER Sábado, 18 de Outubro de 2025, 11:49 - A | A

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PRAZO PARA TERMINAR

Otaviano Pivetta assegura término das obras do BRT até abril de 2026 e avalia sistema inovador

Apesar do compromisso com o BRT, vice-governador abre possibilidade para implantação do Bonde Urbano Digital, tecnologia recém-conhecida em Curitiba

Redação

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou que as obras do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá devem ser concluídas até abril de 2026, descartando qualquer possibilidade de entrega em 2024. “Não existe possibilidade de não ser concluída”, garantiu.

Reconhecendo o desgaste da população diante das obras que se arrastam desde 2010, Pivetta ressaltou o compromisso com o cronograma. “Nós temos prazo para concluir essas obras, essas obras vão ser concluídas até março, abril [de 2026]”, afirmou.

Sobre os ônibus que integrarão o sistema, o vice-governador explicou que os veículos já estão sendo avaliados e orçados pela gestão.

Embora o BRT seja o projeto atual, Pivetta deixou aberta a hipótese de adoção de um modal diferente: o Bonde Urbano Digital (BUD). O vice-governador conheceu a tecnologia em Curitiba na última semana e explicou que os estudos para viabilidade desse novo sistema estão em andamento.

“O que está definido é BRT”, explicou. “Se ficar demonstrado que esse modal [BUD] tem viabilidade, que usa o mesmo trilho, a mesma faixa do BRT, tudo que está sendo feito... [isso] abre a possibilidade, não sei se vai ou não de mudar para esse modal”.

Apresentado em setembro pelo Governo do Paraná, o Bonde Urbano Digital é uma tecnologia inovadora desenvolvida pela empresa chinesa CRRC Nanjing Puzhen, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O sistema funciona como um transporte coletivo sem trilhos que utiliza pneus de borracha para rodar sobre o asfalto, guiado por “trilhos virtuais” — marcações digitais e sensores de alta precisão que definem sua trajetória.

Diferente dos tradicionais VLTs, o BUD combina inovação, sustentabilidade e baixo custo operacional, empregando recursos como detecção ferroviária, controle coordenado de eixo e rastreamento automático. A tecnologia oferece segurança e precisão, mesmo em condições adversas como chuva, vibração ou desgaste do pavimento.

*Com informações de Olhar Direto

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