O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) recebe, ao longo desta semana, a comitiva do Corpo de Bombeiros Militar e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará, para uma visita técnica voltada ao intercâmbio de experiências e à apresentação do modelo de gestão adotado no enfrentamento aos incêndios florestais neste ano.
A iniciativa tem como objetivo compartilhar boas práticas, estratégias operacionais e ações de prevenção e combate desenvolvidas pela corporação, que obteve, neste ano, os melhores resultados dos últimos 27 anos na redução de focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Durante o encontro desta quarta-feira (17.12), foram apresentados dados que demonstram a eficiência das ações integradas adotadas, como o planejamento antecipado, o uso de tecnologias no monitoramento de focos de calor, a capacitação contínua do efetivo e a atuação conjunta com órgãos ambientais, de segurança pública e produtores rurais.
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a cooperação entre os estados é fundamental para a disseminação de medidas que têm contribuído significativamente para a melhoria dos índices de redução dos focos de calor, especialmente em um estado como Mato Grosso, que abrange três biomas distintos. Esse resultado, segundo ele, demonstra a expertise do estado na implementação de estratégias integradas.
“Se compararmos os resultados com a extensão territorial do Estado, alcançamos nosso melhor desempenho. Houve redução em todos os indicadores analisados: focos de calor, eventos de fogo e área queimada. Por isso, estamos à disposição para colaborar com outros estados. Nossa intenção é que todos se fortaleçam nessa temática. Temos capacidade técnica e operacional para sermos protagonistas e, para nós, é gratificante poder contribuir”, destacou o comandante.
A programação da visita técnica da comitiva inclui reuniões e apresentações sobre protocolos operacionais e visitas a unidades especializadas, permitindo que os militares paraenses conheçam de perto a estrutura, inovações e os métodos empregados no enfrentamento aos incêndios florestais.
Entre os locais visitados estão o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), a Sala de Situação Central, o Comitê de Gestão do Fogo, além da Diretoria de Administração Institucional, para apresentação dos contratos vinculados às ações de combate aos incêndios florestais. Neste ano, o Governo de Mato Grosso investiu R$ 125 milhões em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e ao desmatamento.
O coronel BM Pablo Cruz de Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), avaliou a visita como extremamente produtiva, destacando que os desafios enfrentados pelos dois estados são semelhantes, especialmente em relação às grandes distâncias para deslocamento das equipes.
Ainda segundo o coronel, embora as operações no Pará sejam planejadas, a metodologia ainda difere da adotada em Mato Grosso e pode evoluir a partir da troca de informações e experiências proporcionadas pela visita técnica.
“Esta visita representa um intercâmbio técnico e operacional na área florestal. Nossa intenção é absorver as boas práticas, aprender com os resultados positivos e com a experiência de um estado que está avançado tanto em tecnologia quanto em metodologia, para levar esses conhecimentos ao Pará e evoluir continuamente na prevenção e no combate aos incêndios”, afirmou.
O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, ressaltou que o intercâmbio entre estados fortalece o sistema nacional de proteção ambiental e contribui para o aprimoramento das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o país. “A cooperação institucional é fundamental diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelos períodos de estiagem”, concluiu o coronel.
Além dos locais já visitados, a comitiva ainda conhecerá a Sala de Situação Descentralizada do Pantanal, em Poconé, e a Secretaria-Adjunta de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, bem como as respectivas ações realizadas. A visita se encerra na sexta-feira (19).


