A motivação certa aliada um objetivo humanitário levou um grupo de servidores públicos da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) a arrecadar, em 15 dias, dez toneladas de alimentos para pessoas auxiliadas pela Associação de Apoio a Pacientes Oncológicos (AAPOC), em Cuiabá. Os alimentos começaram a ser entregues nesta quinta-feira (23), com o encerramento da gincana "Transformando o Verde em Rosa", feita pelos servidores do órgão para comemorar o Outubro Rosa.
A diretora de Gestão de Pessoas da DPEMT, Janayra Campaner, explica que buscava uma ação efetiva, que impactasse positivamente na vida de pessoas que sofrem com o câncer, para executar no mês em que todos os alertas estão voltados para a prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama.
“Pensando em como poderíamos ajudar, tivemos a ideia de fazer uma gincana interna, em que os servidores pudessem disputar premiações de primeiro, segundo e terceiros lugares, de acordo com o volume de arrecadação de alimentos. Identificamos uma entidade que trabalha com pacientes de câncer, levantamos os principais alimentos que precisavam e estabelecemos as regras para a arrecadação. O resultado foi surpreendente e já começamos a entregar os produtos que farão grande diferença na vida dessas pessoas”, disse a diretora.
Ao todo, oito grupos formados por servidores arrecadaram os alimentos e os vencedores serão conhecidos nesta sexta-feira (24), durante evento em comemoração ao Dia do Servidor Público da DPEMT. Janayra explica que foram arrecadados suplemento alimentar, macarrão, óleo, fubá, trigo, sal, sardinha, bolacha de maisena e de água e sal, além de molho de tomate.
A pontuação dos alimentos arrecadados na campanha foi definida de acordo com a importância de cada item para incentivar a arrecadação de alimentos variados e garantir que a contribuição das equipes fosse avaliada de maneira justa e equilibrada.
A gincana começou no início do mês e foi encerrada no dia 22 de outubro, com engajamento das oito equipes, que demonstraram foco, compromisso com uma causa e obstinação. “Eles se envolveram, envolveram suas famílias e adotaram diferentes estratégias para conseguir o maior volume de doações, no menor tempo possível. Foi uma disputa e tanto, além de muito divertida”, avalia a diretora.
Beneficiados - A AAPOC, é uma instituição que não recebe apoio financeiro de governos municipal, estadual ou federal, e desempenha um papel essencial no apoio a pacientes com câncer, oferecendo serviços como doação de medicamentos, pagamento de exames, fornecimento de bolsas de colostomia, próteses de silicone e outros itens de necessidade urgente para pacientes em tratamento. Além disso, realiza campanhas de conscientização e orientação jurídica, ajudando a aliviar as dificuldades enfrentadas por essas pessoas e suas famílias.


