Cuiabá, 20 de Outubro de 2025

CIDADES Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025, 08:29 - A | A

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025, 08h:29 - A | A

dias 23 e 24 de outubro

Encontro debate garantia de direitos de crianças e adolescentes em Várzea Grande

Iniciativa reforça compromisso do Município com a construção de políticas que assegurem o desenvolvimento pleno e a proteção da infância e juventude

Da Redação

Nos dias 23 e 24 de outubro, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará o 1º Encontro Intersetorial pela Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, que reunirá representantes de diversas secretarias, conselhos e entidades da sociedade civil organizada na Câmara Municipal de Várzea Grande.

A abertura do evento acontece no dia 23, às 8h30, com credenciamento a partir das 8h, e promete uma programação ampla, voltada à troca de experiências, integração de políticas públicas e fortalecimento da rede de proteção social.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Saito, a iniciativa reforça o compromisso do Município com a construção de políticas que assegurem o desenvolvimento pleno e a proteção da infância e juventude.

“Estamos em um momento importante de integração entre as áreas que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Esse diálogo intersetorial é fundamental para que nossas ações tenham mais alcance e efetividade. Recentemente realizamos o primeiro Conselho Municipal de Segurança Alimentar, que também é uma iniciativa voltada à garantia de direitos e à promoção do bem-estar das famílias várzea-grandenses”, destacou.

O encontro deve reunir profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança e justiça, que irão discutir estratégias conjuntas e compartilhar boas práticas para o fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência.

Na semana passada, a Pasta realizou o 1º Encontro sobre Segurança Alimentar, Nutricional e Erradicação da Fome. A iniciativa marcou o ponto de partida para o estudo de segurança alimentar da cidade, que nunca teve dados oficiais ou políticas públicas estruturadas para combater a fome e a má nutrição.

Durante o encontro, foi lançado o questionário online da Pesquisa de Segurança Alimentar, ferramenta que permitirá que cada morador participe ativamente, respondendo sobre suas condições de acesso à alimentação, renda e qualidade nutricional.

 

Comente esta notícia