Cuiabá, 27 de Agosto de 2025

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 26 de Agosto de 2025, 08:00 - A | A

Terça-feira, 26 de Agosto de 2025, 08h:00 - A | A

corregedoria

Justiça Eleitoral avalia evolução da biometria em Cuiabá e Várzea Grande

Números foram analisados durante reunião realizada com chefes de cartório de Cuiabá e de Várzea Grande

Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), por meio da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), realizou reunião com os cartórios das duas maiores cidades do estado, Cuiabá e Várzea Grande, nesta segunda-feira (25.08). O objetivo foi avaliar os percentuais de evolução da coleta biométrica nos últimos 60 dias e discutir estratégias para ampliar o atendimento aos eleitores e eleitoras. 

Juntas, Cuiabá e Várzea Grande concentram cerca de 20% do eleitorado do Estado ainda sem biometria. Entre as ações debatidas, foram apresentadas iniciativas de busca ativa, mutirões, reabertura de postos de atendimento e outras medidas voltadas à depuração do cadastro eleitoral. Além disso, foram compartilhadas boas práticas e experiências bem-sucedidas. 

A 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande foi destaque por apresentar a melhor evolução no período, servindo de exemplo para as demais unidades. “A troca de ideias é essencial para que possamos replicar iniciativas que já estão trazendo resultados positivos”, destacou o corregedor regional eleitoral em substituição, desembargador Lídio Modesto. Ele recomendou a antecipação dos mutirões da 49ª Zona Eleitoral para que iniciem setembro, com ampla divulgação à população e envolvimento de lideranças locais, gestores escolares, agentes de saúde e demais parceiros comunitários. 

Outras orientações repassadas pela Corregedoria incluíram a realização de novos atendimentos pela 1ª Zona Eleitoral na região do Porto, em Cuiabá, após o sucesso da ação que beneficiou cerca de 400 pessoas, além da necessidade da 55ª Zona Eleitoral em promover mutirões em áreas mais afastadas, como o bairro Pedra 90, que reúne aproximadamente 2 mil eleitores e eleitoras sem biometria. 

Também foi indicada a realização de depuração do cadastro nos municípios de Livramento e Acorizal, com base em pesquisas no Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP), Receita Federal e outras fontes. “A medida deverá se estender a Cuiabá e Várzea Grande, ampliando a eficiência no cruzamento de dados. Com a união de esforços entre os cartórios eleitorais, a Corregedoria e parceiros locais, o TRE-MT busca avançar de forma significativa na regularização biométrica do eleitorado, assegurando maior confiabilidade ao cadastro eleitoral e reforçando o compromisso com a transparência e a participação democrática”, destacou o desembargador Lídio Modesto.

Comente esta notícia