A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou nesta terça-feira (26) a entrega das autorizações temporárias de funcionamento para os vendedores ambulantes cadastrados que irão atuar no entorno do Parque das Águas. Ao todo, 23 trabalhadores foram devidamente autorizados a atuar no local.
Durante o encontro, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que as autorizações têm validade de 60 dias e são pessoais e intransferíveis. Segundo ela, a organização do comércio ambulante no parque está sendo conduzida com diálogo e respeito.
“Quero agradecer imensamente a colaboração de todos vocês, a compreensão que sempre tiveram com os fiscais e o bom relacionamento pautado no respeito. Vocês são trabalhadores, parceiros, e são fundamentais para o sucesso do Parque das Águas. Estamos garantindo organização e tranquilidade, preservando o espaço e, ao mesmo tempo, oferecendo atrativos para as famílias que frequentam o parque”, afirmou Juliana.
O coordenador de parque da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Eliakim Bendo, ressaltou que a reorganização dos ambulantes foi realizada a pedido do Ministério Público. “Deixamos alguns pontos específicos dentro do parque para os vendedores se instalarem, e a população aceitou bem. Passamos pela fase de teste sem reclamações e, agora, entregamos as permissões provisórias. Estamos muito felizes por dar esse espaço a trabalhadores que também fomentam a visitação”, afirmou.
Para os ambulantes, a autorização representa mais do que um documento: é a garantia de dignidade e reconhecimento. Camila Solano, que trabalha com aluguel de brinquedos e carrinhos elétricos, comemorou o momento. “Foram oito anos de luta. Graças a Deus, nesta gestão conseguimos essa autorização provisória. É um dia especial para todos nós, porque agora não estamos mais clandestinos. Só temos a agradecer por essa grande oportunidade de permanecer no parque e atender à população com nosso trabalho”, declarou.
Ricardo Rodrigues, que atua no parque com aluguel de bicicletas, comentou sobre a readequação do espaço. “Ficou muito bom! As áreas de alimentação e diversão foram separadas, e houve uma boa aceitação por parte do público.”
Já Florisvaldo Soares dos Santos, vendedor de pipoca, celebrou a conquista lembrando sua trajetória no local. “Desde que o Parque das Águas foi inaugurado, eu trabalho ali vendendo pipoca. Sempre soube da importância da regularização e agora estou muito feliz. A Prefeitura nos deu essa oportunidade e nós só temos a agradecer. Atender o público com carinho e alegria é o que faz a diferença. As pessoas vão ao parque para se divertir, e nós estamos lá para oferecer o melhor”, afirmou.
Além da entrega das autorizações, os trabalhadores foram orientados sobre a legislação municipal, definição dos locais de comercialização, horários de funcionamento e produtos autorizados, bem como sobre a assinatura da Declaração de Ciência e Responsabilidade por parte dos ambulantes.