Cuiabá, 27 de Agosto de 2025

CIDADES Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025, 15:18 - A | A

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025, 15h:18 - A | A

SEGUNDO DIA

“A ExpoEstudantil nos ensina como conviver melhor na escola”, diz estudante

Maria Clara Souza, 14 anos, da EE Vinícius de Moraes, está entre os mais de 15 mil estudantes que participam do evento nessa quarta-feira

Da Redação

A segunda edição da ExpoEstudantil está movimentando a Arena Pantanal, em Cuiabá, e segue até as 17h desta quarta-feira (27.8). Promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento traz como tema “O futuro é agora” e já reuniu cerca de 20 mil estudantes desde o primeiro dia, na terça-feira (26).

A programação inclui estandes interativos, distribuição de brindes e painéis com oportunidades ligadas a cursos profissionalizantes. Para os participantes, a feira é uma chance de ampliar horizontes e conhecer novas possibilidades de futuro.

Para Maria Clara Souza, 14 anos, da Escola Estadual Vinícius de Moraes, de Apiacás, a feira fortalece a comunicação e o protagonismo. “Conseguimos aprender a nos comunicar com as pessoas e entender a importância da ExpoEstudantil, que nos alerta sobre como conviver melhor na escola e no mercado de trabalho”, destaca ela, que está entre os mais de 15 mil estudantes que participam do evento nesta quarta-feira.

A estudante Júlia Gonçalves, 17 anos, da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, destaca que a ExpoEstudantil desperta curiosidade e interesse em continuar estudando.

“Muitos estudantes terminam o ensino médio e não querem mais estudar. O evento traz muitas curiosidades, então, o estudante vê aqui a possibilidade de escolher uma profissão futura”.

A professora e interlocutora dos grêmios estudantis da mesma escola, Thais Gomes, reforça que a iniciativa gera reflexos positivos no ambiente escolar.

“A ExpoEstudantil ajuda de diversas formas na vida acadêmica. Quando um evento como esse acontece, os estudantes voltam mais animados para a escola e acabam incentivando os colegas. Acaba virando uma corrente”, avalia.

No segundo dia do evento, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforçou o que havia dito na abertura, ressaltando a importância de aproximar a rede de ensino dos jovens.

“Queremos que vocês aproveitem ao máximo essa educação de qualidade para que possam se desenvolver profissionalmente”, disse. Ele também agradeceu às escolas e professores pela dedicação e por conduzirem os estudantes até a Arena Pantanal em segurança.

ExpoEstudantil

A ExpoEstudantil é um evento destinado a estudantes das escolas estaduais de Mato Grosso e tem como objetivo promover inovação, criatividade e futuro. A programação deste ano inclui teste vocacional, área de exposição com estandes e palestras sobre protagonismo juvenil, liderança, motivação, educação e outros temas.

Comente esta notícia