Cuiabá, 21 de Agosto de 2025

CIDADES Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 09:31 - A | A

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 09h:31 - A | A

batidas

Motoristas derrubam 13 postes de energia em menos de 48 horas; entenda quem paga a conta

O estado registrou um total de 699 postes danificados por batidas em 2025, uma média de 3 por dia

Da Redação

De janeiro a agosto de 2025 a concessionaria de energia elétrica de Mato Grosso registrou 699 postes danificados por batidas, uma média de 3 acidentes envolvendo veículos por dia.
De sexta (15) à domingo (17) ocorreram seis acidentes de trânsito envolvendo carros e postes de energia em todo o estado. Uma mulher arrastou 3 postes em uma única batida em Cuiabá. Em Várzea Grande, foram seis postes atingidos. Além de ocorrências em Tangará, Poconé e Sorriso. Totalizando 13 em menos de 48 horas.

O custo para reinstalar um poste em média é de R$8 mil, de acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a responsabilidade é do proprietário do veículo que colidiu com o poste demonstrar que não teve culpa, ou então, pagar pelos danos causados à concessionária.

De janeiro a julho de 2025 foram acionadas 153 pessoas em Mato Grosso para o ressarcimento dos dados.

De acordo com o gerente de Geração e Distribuição Energisa MT, Anderson Rodrigues, o prejuízo vai além da concessionária, “a nossa equipe está preparada para realizar a troca do poste danificado rapidamente, mas nem sempre o local é de fácil acesso, por isso média de tempo para troca de poste é de 4 horas, período em que a população da região do acidente fica sem energia elétrica. Portanto, a comunidade também sofre as consequências de um acidente como esse”.

Em um acidente com poste fique atento a essas orientações:

- Os ocupantes do veículo devem manter a calma e permanecer dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança.

- Quem se deparar com um acidente nessas circunstâncias também precisa manter a distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e avisar a Energisa pelo 0800 646 4196

Comente esta notícia