Autoridades informaram que ao menos 24 pessoas morreram em Kerr, no estado do Texas, nos Estados Unidos, em meio a condições climáticas extremas e inundações nesta sexta-feira (4/7).
Outras pessoas continuam desaparecidas, incluindo um grupo de cerca de 25 meninas que estavam em um acampamento de verão.
Ainda não se sabe, no entanto, quantas pessoas estão desaparecidas no total como resultado das enchentes.
O vice-governador do Texas, Dan Patrick, disse em uma coletiva de imprensa que o desaparecimento das crianças não significa que elas "foram perdidas". "Elas podem estar fora de comunicação", afirmou.
Ele leu um comunicado do acampamento feminino Camp Mystic, que recebia cerca de 700 crianças, informando que houve um nível "catastrófico" de inundação.
O rio Guadalupe subiu 8 metros em apenas 45 minutos, segundo autoridades, destruindo propriedades e causando um rastro de destruição.
As enchentes repentinas levaram à declaração de estado de emergência nas regiões de Hill Country e Concho Valley.
Muitas estradas na região central do Texas estão intransitáveis, atrasando o encontro das crianças que estavam no acampamento com seus pais.
Danos à infraestrutura de telecomunicações também dificultam o contato com muitas pessoas na região.
O vice-governador afirmou que uma grande operação de busca está em andamento nas zonas de enchente.
Cinco helicópteros, acompanhados por nadadores de resgate, foram mobilizados, além de "veículos militares táticos de alto perfil" para transportar os evacuados de áreas alagadas para abrigos.
Até o momento, 237 pessoas foram resgatadas. As buscas continuam durante a madrugada.
A Casa Branca entrou em contato com o estado para oferecer assistência.
Em uma publicação nas redes sociais nesta noite, uma porta-voz da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, disse que ativou a Guarda Costeira dos EUA e recursos da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, da sigla em inglês) "para ajudar a levar essas meninas para um local seguro".
"Orem pelo Texas e por essas lindas meninas", escreveu Tricia McLaughlin sobre as 20 meninas desaparecidas após a enchente.
O governador Greg Abbott afirmou que o Texas está fornecendo "todos os recursos necessários para Kerrville, Ingram, Hunt e toda a região de Hill Country que está lidando com essas enchentes devastadoras".
Em coletiva na noite desta sexta, Abbott assinou uma declaração de emergência — que, segundo ele, permitirá às autoridades fornecer aos socorristas todos os recursos necessários para buscar os desaparecidos.
Ele disse que o estado precisa de uma "resposta robusta" para o que classificou como "uma catástrofe devastadora".
Celebrações do 4 de Julho, dia da Independência nos Estados Unidos, foram canceladas devido às inundações em parte do estado.
Muitos americanos celebram a data com shows de fogos de artifício e churrascos.
Kerr, epicentro das enchentes catastróficas, está no coração da região de Hill Country, um ponto turístico popular por suas colinas onduladas, inúmeros rios e lagos, e uma abundância de vinícolas. É um destino de escapada para muitos texanos que querem fugir da cidade e aproveitar a natureza.
Angelica Casas, jornalista da BBC News em San Antonio, a apenas duas horas do condado de Kerr, afirma que a enchente repentina "pegou todos de surpresa".
"Embora enchentes sejam comuns nessa área, especialmente ao longo do rio Guadalupe, a quantidade impressionante de chuva em tão pouco tempo é algo que a região não via há décadas", descreve.
"Pegou todos de surpresa e se tornou o pior cenário possível para os campistas que estavam próximos ao rio Guadalupe, celebrando provavelmente o feriado de 4 de Julho."
Moradores foram alertados a seguir avisos locais e não correr riscos.
O Departamento de Agricultura do Texas alertou os moradores a seguirem os avisos de emergência locais e a não tentarem dirigir por estradas alagadas.
https://www.terra.com.br/noticias/mundo/enchentes-no-texas-deixam-24-mortos-e-25-criancas-desaparecidas-o-que-se-sabe,1721446694f6435eb19e65f996dc399ax39ebq20.html?utm_source=clipboard