Filipe Luís tem pouco mais de um ano pelo Flamengo como treinador, mas já pode igualar uma marca histórica pelo Rubro-Negro, a de técnico mais vitorioso da história do clube. Nesta quinta-feira (19), a equipe viaja à Argentina para enfrentar o Lanús pela partida de ida da Recopa Sul-Americana, título que o Fla conquistou apenas uma vez.
Caso vença, o técnico chegará ao sexto título pelo clube e alcançará o número de Carlinhos Violino, treinador que levou quase uma década para conseguir esse feito.
Comandante do Flamengo em sete passagens diferentes entre o final da década de 80 e o começo dos anos 2000, Carlinhos pegou a equipe em período de crise e os levou à conquista de dois Campeonatos Brasileiros (1987, 1992), três Cariocas (1991, 1999, 2000) e a Copa Mercosul (1999).
Filipe Luís está vivendo uma fase vitoriosa do Rubro-Negro e já conquistou os principais títulos nacionais e continentais: Copa do Brasil (2024); Supercopa do Brasil (2025); Campeonato Carioca (2025); Libertadores (2025) e Campeonato Brasileiro (2025).
O técnico bateu na trave de aumentar as conquistas em duas ocasiões: a Supercopa de 2026, que perdeu de 2 a 0 para o Corinthians, e a Copa Intercontinental, derrotado nos pênaltis para o PSG.
E Filipe Luís ainda terá uma oportunidade próxima de superar Carlinhos caso vença tanto a Recopa quanto o Campeonato Carioca, no qual o clube está nas semifinais. Como jogador, o ex-lateral fez parte da conquista de dez taças, entre elas, a única Recopa Sul-Americana do Flamengo em 2020.
Vale lembrar que Filipe Luís já igualou o número de conquistas de outros dois técnicos: Flávio Costa, que conquistou o pentacampeonato do Carioca entre o final da década de 30 e início dos anos de 1960, e Jorge Jesus, uma das principais inspirações do próprio Filipe como treinador.



