Cuiabá, 18 de Fevereiro de 2026

CIDADES Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026, 09:21 - A | A

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026, 09h:21 - A | A

no coxipó do ouro

Bombeiros resgatam três pessoas que se perderam em trilha no Morro do São Jerônimo

As vítimas iniciaram a trilha por volta das 7h, sem guia e sem experiência, e acabaram se perdendo

Da Redação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na tarde desta terça-feira (17.2), três pessoas que se perderam durante uma trilha no Morro do São Jerônimo, na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá.

A equipe do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), por volta das 12h30, após solicitação das próprias vítimas. No chamado, elas informaram que iniciaram a trilha por volta das 7h, sem guia e sem experiência, e acabaram se perdendo, sem conseguir retornar ao ponto de partida.

Uma equipe foi enviada até o local para atendimento da ocorrência, em uma área de mata de difícil acesso, caracterizada por terreno acidentado e vegetação densa.

No local, os bombeiros militares estabeleceram protocolo operacional de busca e salvamento em ambiente de mata, com a aplicação de técnicas específicas de busca terrestre.

Para ampliar a área de varredura e agilizar a localização, também foi empregado o uso de drone. 

Após aproximadamente duas horas de buscas, as três pessoas foram localizadas. Todas estavam conscientes, orientadas e em boas condições de saúde, sem ferimentos. 

Depois dos procedimentos de segurança e as orientações repassadas pela equipe, as vítimas foram conduzidas a um local seguro e não precisaram ser encaminhadas a uma unidade de saúde.

Orientação

O Corpo de Bombeiros Militar orienta que, antes de realizar trilhas ou atividades em áreas de mata, os praticantes planejem o percurso com antecedência, verifiquem as condições climáticas, utilizem roupas e equipamentos adequados, levem água e alimentação suficientes, mantenham o celular com bateria carregada e informem familiares ou amigos sobre o roteiro e o horário previsto de retorno.

A recomendação também é para, sempre que possível, estar acompanhado de um guia experiente ou por pessoas com conhecimento da região, a fim de reduzir riscos e garantir maior segurança durante a atividade.

Comente esta notícia