Cuiabá, 17 de Fevereiro de 2026

CIDADES Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026, 08:34 - A | A

Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026, 08h:34 - A | A

DISPONÍVEL NOS POSTOS

Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório protege grávidas e bebês

Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recomenda que grávidas a partir da 28ª semana de gestação tomem a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que previne doenças como a bronquiolite e a pneumonia.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mato Grosso aplicaram 13.547 doses do imunizante de dezembro de 2025 a 12 de fevereiro de 2026. A estimativa é que Mato Grosso tenha 57.932 gestantes que podem receber a vacina durante todo o ano.

“As grávidas a partir da 28ª semana que ainda não tomaram a dose da vacina devem procurar os postos de saúde para protegerem seus bebês nos primeiros meses de vida. Assim, vamos diminuir as hospitalizações e as complicações associadas ao Vírus Sincicial Respiratório”, alertou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Até o momento, a SES-MT distribuiu às Secretarias Municipais de Saúde 27.170 doses recebidas do Ministério da Saúde, sendo 15.580 em dezembro e outras 11.590 vacinas em fevereiro.

“Esta vacina é aplicada em dose única a cada gestação e sem restrição de idade materna. A estratégia é adotada para que os anticorpos sejam transferidos aos bebês, protegendo-os nos primeiros meses de vida contra as infecções respiratórias agudas graves”, informou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.

O Vírus Sincicial Respiratório é um dos principais agentes etiológicos de infecções do trato respiratório inferior em lactentes, incluindo bronquiolite e pneumonia, doenças frequentemente associadas a altas taxas de hospitalização e a risco aumentado de complicações graves.

A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação das Gestantes, assim como a dupla adulto, vacina dTpa, hepatite B, influenza e Covid-19. As grávidas podem tomar a dose contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) junto com outras vacinas de rotina.

Comente esta notícia