Cuiabá, 13 de Dezembro de 2025

CIDADES Sábado, 13 de Dezembro de 2025, 08:40 - A | A

Sábado, 13 de Dezembro de 2025, 08h:40 - A | A

BANDA DE PERCUSSÃO

Prefeito e primeira-dama recebem fanfarra do Siminina no terraço da Prefeitura

Durante o encontro, 1ª dama chegou inclusive a dar uma “palhinha” ao lado das meninas, relembrando o período em que participava de projetos culturais

Da Redação

Contemplando uma bela vista da capital mato-grossense, mais de 30 meninas que compõem a Banda de Percussão do Programa Siminina foram recebidas pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris, no terraço da Prefeitura Municipal. Elas foram acolhidas com um lanche especial e apresentaram parte do repertório, encantando a todos.

Samantha fez questão de dividir com as Simininas um pouco de sua história pessoal, lembrando que também fez parte de uma fanfarra entre os 11 e 12 anos. Durante o encontro, chegou inclusive a dar uma “palhinha” ao lado das meninas, relembrando o período em que participava de projetos culturais.

“Hoje vocês nos presentearam com a presença e com a banda de percussão. Muito obrigada. Eu fico muito feliz e quero que vocês lembrem de algo importante: eu já fiz parte um dia da fanfarra de Sinop, participei de muitas apresentações e de muitos projetos. Tudo que eu podia aprender e fazer parte, eu participava. Eu quis aprender, e isso fará a diferença quando vocês crescerem. Então, cada oportunidade que vocês tiverem, aproveitem. Isso vai somar muito na vida de vocês”, externou Samantha.

O prefeito Abilio Brunini fez questão de acompanhar a apresentação, que trouxe músicas como Conquista do Paraíso, um forró, clássicos como Anunciação e Asa Branca, e até um rasqueado cuiabano que encantou o público. Em tom descontraído, parabenizou as meninas e o regente e conversou sobre o interesse em inserir, no programa, aulas de defesa pessoal. “A música é importante, o conhecimento é importante, e saber se defender também é importante. Quero parabenizar o maestro e toda a equipe pelo trabalho.”

O regente da Banda de Percussão do Programa Siminina, Paulo Célio dos Santos, relatou que trabalha com cerca de 30 meninas no período da manhã e 45 à tarde. “São quase 70 integrantes só na banda. Além disso, temos o Pavilhão Nacional, com as meninas das bandeiras e das comissões de honra.” Ele destacou ainda que as aulas envolvem formação técnica completa: “Ensino toda a parte de percussão: teclado percussivo, vibrafone, metalofone, além de teoria musical. É uma forma de incentivá-las na arte e no desenvolvimento pessoal.”

Acompanhadas da coordenadora do Siminina, Ivete Carneiro de Souza, das monitoras e de familiares, as meninas demonstraram toda a alegria com o aprendizado musical proporcionado pelo programa. Isabela, integrante há cerca de um ano, contou empolgada: “Eu gosto de fazer parte da bandeira e quero aprender a tocar lira.” Já Lorena Vitória, que participa da banda há três anos, mostrou o quanto cresceu musicalmente: “Aprendi a tocar surdo, bombo e lira, e já fui da bandeira. Agora quero aprender a tocar caixa. Já sei até algumas músicas.”

Ainda durante o evento, a administração municipal se comprometeu a garantir recursos para a aquisição de novos instrumentos musicais e manter atividades que incentivem e valorizem o talento das Simininas, reforçando o compromisso com a formação cultural, social e pessoal das meninas cuiabanas.

Comente esta notícia