Cuiabá, 01 de Dezembro de 2025

CIDADES Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2025, 05:42 - A | A

Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2025, 05h:42 - A | A

Combate à criminalidade

Mauro: “Vamos continuar tendo tolerância zero com o crime e investindo cada vez mais”

O programa Tolerância Zero envolve as forças de segurança e o sistema penitenciário

Da Redação

Governo de Mato Grosso apresentou os resultados do primeiro ano do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas. Os indicadores da segurança pública demonstram a eficácia do programa e o empenho das forças de segurança no combate à criminalidade.

“Em um ano do lançamento do programa Tolerância Zero contra as facções, já conseguimos fazer a criminalidade reduzir em Mato Grosso: menos homicídios, menos roubos, menos violência em geral. E mais: frustramos todas as 61 tentativas de invasão de terras”, destacou o governador Mauro Mendes, durante apresentação dos resultados do primeiro ano do programa.

Uma das principais quedas nos indicadores, por exemplo, é no crime de homicídios dolosos, que caiu 25%, passando de 879 registros, entre novembro de 2023 e novembro de 2024, para 661 no período seguinte. Os crimes patrimoniais também apresentaram recuo expressivo. Os roubos diminuíram 23%, passando de 4.355 para 3.363 ocorrências.

“Com muito investimento em armamento, capacitação, estrutura e com a coragem dos nossos agentes, Mato Grosso está agindo firme contra a bandidagem, apesar das leis frouxas que só atrapalham e incentivam a impunidade. Vamos continuar tendo tolerância zero com o crime e investindo cada vez mais”, ressaltou Mauro.

Lançado em 25 de novembro de 2024, o programa Tolerância Zero envolve as forças de segurança e o sistema penitenciário com o objetivo de combater as facções criminosas e reduzir os índices criminais em todo o Estado.

O balanço do primeiro ano de Tolerância Zero considerou os principais crimes que acometem a população e as ações de combate, registradas entre novembro de 2024 e novembro de 2025, em comparação com o mesmo período de novembro de 2023 a novembro de 2024.

“Muitas das ações do Tolerância Zero já eram feitas há muitos anos. Como cidadãos, nós queremos viver em um lugar mais seguro. A segurança é um direito importante; sentir-se seguro no lugar em que você vive é algo que tem muito valor. A grande maioria dos indicadores melhorou neste ano, mas ainda são altos. Não podemos comemorar ainda. No Brasil, existe uma sensação de impunidade que gera esse excesso de violência. As pessoas perderam o medo da polícia, da justiça, de ser presas. Por isso que, de vez em quando, falo que temos que endurecer as leis. Mas estou satisfeito com o trabalho das nossas forças de segurança, com os resultados alcançados; sei que estão fazendo o melhor pelo nosso Estado”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, ressaltou que, desde 2019, o Governo investiu mais de R$ 2 bilhões na segurança do cidadão mato-grossense.

“O Tolerância Zero e os demais investimentos do governo estão realmente dando frutos e culminando para a queda dos índices criminais. Esse avanço ocorreu porque os investimentos mostram a preocupação que o Governo tem em proteger e defender o cidadão do nosso Estado. Aproveito para agradecer as nossas forças de segurança que diariamente saem de casa para proteger a nossa população e reduzir esses indicadores. Isso afeta diretamente a vida do cidadão, já que esses investimentos são o que nos dão condições melhores para vivermos aqui no nosso Estado”, disse.

 

Comente esta notícia