A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) realizou 353 atendimentos para auxiliar pais, crianças e adolescentes que precisavam de vagas em creches e escolas em Várzea Grande. O mutirão “Educação para Todos” aconteceu entre terça e quinta-feira (3 a 5 de fevereiro).
No total, foram 204 pedidos de vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), 68 solicitações de vagas e transferências para Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) e 49 para escolas estaduais.
Neste ano, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação agilizou a disponibilização de 32 vagas imediatas em escolas municipais de Várzea Grande.
A união entre os órgãos permitiu que os problemas fossem resolvidos de maneira célere, sem a necessidade de entrar com ações na Justiça, o que garantiu a entrada rápida dos alunos residentes no município na sala de aula.
Os atendimentos ocorreram no Núcleo da DPEMT, no bairro Jardim Aeroporto. Ao longo dos três dias, servidores e defensores analisaram cada situação individualmente para entender por qual motivo a matrícula não havia sido feita e, em seguida, buscaram formas de resolver o problema.
“É extremamente importante realizar o mutirão porque muitos cidadãos não conseguem nem ao menos se cadastrar no sistema de vagas. Ver a garantia do direito à educação é reconfortante, pois sabemos que, sem ela, aumentam os riscos de violência, exclusão e desemprego”, afirmou a defensora pública e coordenadora do mutirão, Cleide Nascimento.



