O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou da entrega de 41 novos ônibus do transporte coletivo de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (6). A nova frota chega para reforçar o sistema e substituir veículos antigos, dentro do processo de modernização do transporte público municipal.
Segundo o prefeito, os veículos são zero quilômetro, vindos diretamente da fábrica, e seguem o padrão técnico definido em contrato com as concessionárias. “São ônibus novos, não são veículos repintados ou usados. É uma renovação real da frota para melhorar o conforto e a segurança do usuário”, afirmou.
Os novos ônibus contam com portas no padrão correto da frota, além de uma série de equipamentos tecnológicos e de segurança. Todos os veículos possuem câmeras de monitoramento, catraca com reconhecimento facial e acessibilidade, ampliando o controle contra fraudes e garantindo melhores condições de uso para passageiros.
Durante os próximos 30 dias, os ônibus também circularão com uma campanha de combate à violência contra a mulher, como forma de conscientização dentro do transporte coletivo.
O prefeito explicou que a renovação ocorre dentro das regras do contrato de concessão. A aquisição foi feita por financiamento privado das empresas de transporte, enquanto a prefeitura concedeu carta de anuência para viabilizar o crédito bancário. Ele destacou ainda que a regularização de pagamentos municipais e a renegociação de dívidas antigas com o Tribunal de Contas permitiram que as empresas obtivessem financiamento para renovar a frota.
“Estamos cumprindo nosso papel de manter os pagamentos em dia e cobrar a melhoria do serviço. Isso permite que as empresas invistam na renovação dos veículos”, disse.
A modernização inclui a meta de ter 100% da frota com ar-condicionado até o fim do ano, com a substituição gradual dos ônibus mais antigos.
Além da renovação dos veículos, o prefeito ressaltou a política de incentivo ao uso do transporte coletivo. O município mantém gratuidade aos domingos, em eventos e em datas comemorativas, iniciativa que consumiu mais de R$ 500 mil em 2025. “A gratuidade permite que o trabalhador e sua família usem o transporte público também para lazer, esporte e atividades sociais”, afirmou.
A entrega dos novos ônibus marca mais uma etapa do plano de reestruturação do transporte coletivo na capital, que prevê melhoria da frota, modernização do sistema e ampliação do acesso da população ao serviço.



