Cuiabá, 06 de Fevereiro de 2026

CIDADES Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026, 15:59 - A | A

Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026, 15h:59 - A | A

várzea grande

Carreta da Saúde da Mulher lota agenda e Secretaria reforça atendimentos até 10 de fevereiro

Uma nova lista está sendo preenchida para seguir com o mutirão na rede credenciada à Secretaria Municipal de Saúde

Da Redação

A Carreta da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, instalada na Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, na Avenida da FEB, tem registrado alta procura desde o início dos atendimentos. A fila de espera e demanda reprimida por exames de imagem – como mamografia, ultrassom transvaginal e ultrassom pélvico - fez com que todas as vagas destinadas às pacientes do Município fossem totalmente preenchidas bem antes do prazo.

Os atendimentos exclusivos às mulheres de Várzea Grande estavam previstos para o período de 30 de janeiro a 12 de fevereiro, porém, a grande demanda antecipou o esgotamento das vagas. Não existem mais vagas disponíveis, e em função da procura, as várzea-grandenses devem procurar pelo agendamento até o dia 10, próxima terça-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta data – que é o prazo limite para esse mutirão de atendimentos – será elaborada uma nova lista para execução dos atendimentos na rede credenciada, assegurando a continuidade do atendimento, mesmo com o encerramento das vagas na unidade móvel.

NOVA ETAPA DE ATENDIMENTO - Conforme já divulgado anteriormente, entre os dias 13 e 27 de fevereiro, o atendimento da carreta será exclusivo para pacientes da Baixada Cuiabana, beneficiando mulheres dos municípios de Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Jangada, Rosário Oeste, Nobres, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e Poconé.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a gestão segue empenhada em ampliar o acesso ao serviço. Toda essa logística é um esforço da atual gestão municipal para reduzir ao máximo, e até zerar, a fila de espera por exames, que muitos, datam de 2023.

“A procura foi muito grande, o que demonstra a importância desse atendimento para a saúde da mulher. Estamos em tratativas com o Ministério da Saúde para avaliar a possibilidade de prorrogar a permanência da carreta, mas, até o momento, ainda não temos confirmação. Enquanto isso, nossa prioridade é garantir que nenhuma mulher fique sem atendimento, direcionando as pacientes de Várzea Grande para a rede credenciada do Município”, afirmou.

A CARRETA - Voltada ao atendimento de mulheres de Várzea Grande e da Baixada Cuiabana, a Carreta da Saúde da Mulher oferece exames como mamografia, ultrassom transvaginal e ultrassom pélvico, ampliando o acesso a diagnósticos fundamentais para a prevenção e o cuidado com a saúde feminina.

Comente esta notícia