Cuiabá, 14 de Outubro de 2025

CIDADES Terça-feira, 14 de Outubro de 2025, 14:00 - A | A

Terça-feira, 14 de Outubro de 2025, 14h:00 - A | A

PROJETO LIVRO LIVRE

Alunos de Cuiabá serão incentivados a trocar telas pela leitura de livros

Cada estudante, do 1º ao 5º ano, receberá um kit com cinco livros literários para ler em casa, na escola, ou, onde quiser

Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação lançará na quarta-feira (15) o projeto “Livro Livre”, que vai incentivar cada estudante do 1º ao 5º ano das escolas públicas de Cuiabá a trocar, todos os dias, 15 minutos de telas de aparelhos celulares, tablets e TVs por 15 minutos de leitura.

O lançamento do projeto “Livro Livre” ocorrerá às 9h30 na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) professora Gracildes Melo Dantas, localizada na Rua 15, Quadra 60 S/N, bairro: Altos da Glória. O evento vai ter a participação do prefeito Abilio Brunini e da primeira dama Samantha Iris.

Cada estudante, do 1º ao 5º ano, receberá um kit com cinco livros literários para ler em casa, na escola, ou, onde quiser.  Os livros serão de propriedade dos estudantes e deverão permanecer em casa, incentivando a leitura cotidiana e o convívio familiar.

Também serão entregues os seguintes materiais de apoio: o guia da família, destinado a sugestões práticas para incluir a leitura na rotina, e, o guia do professor, com roteiros de leitura alinhados a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, detalha que o projeto Livro Livre incentivará a leitura, ao mesmo tempo, em que buscará o apoio da família para o melhor aprendizado dos estudantes.

"Nós queremos despertar o encantamento dos alunos pelas obras literárias, e, orientar as famílias a respeito da importância da leitura em casa, sem cobranças ou tarefas obrigatórias. Queremos os pais participando da leitura com os filhos, criando momentos afetivos e conversas significativas”, ressalta.

Pelo projeto "Livro Livre", o papel do professor será de despertar o interesse do aluno pelas obras literárias, mediar experiências de leitura significativas, orientar as famílias sobre a importância da leitura em casa, sem cobranças ou tarefas obrigatórias. 

A família será incentivada a organizar um espaço de acolher livros em seus lares, participar da leitura com os filhos, criando momentos afetivos e conversas significativas.

Os resultados esperados pelo projeto “Livro Livre” são os seguintes: criação de memórias afetivas entre estudantes, professores e familiares, valorização da leitura como ferramenta de imaginação, reflexão e afeto e o fortalecimento da comunidade escolar por meio da literatura.

Comente esta notícia