O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ganhar uma festa antecipada de 80 anos, nesta quinta-feira, dia 23, na Indonésia. Ao celebrar a idade, Lula reafirmou que está decidido a disputar um quarto mandato presidencial, em 2026.
A festa conjunta de aniversário é um banquete de Estado, oferecido no Palácio Presidencial Merdeka pelo anfitrião, Prabowo Subianto. Lula deu ao presidente indonésio uma camisa do Brasil com o número 8, que usava como jogador amador e ambos consideram de sua sorte.
"Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil", afirmou Lula a Subianto.
O petista disse a ele que "nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes". "Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação por demais valorosa", reforçou.
Subianto completou 74 anos no dia 17 de outubro. Lula, por sua vez, completa 80 anos no dia 27 de outubro e estará na Malásia, para a reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Kuala Lumpur.
Será a primeira participação de um presidente brasileiro em cúpulas da ASEAN. Lula vai aproveitar a viagem para se reunir com o presidente americano Donald Trump, também convidado especial.
A festa foi preparada pelo governo local numa tenda montada dentro do complexo da Presidência da Indonésia. Autoridades dos dois governos foram convidadas, assim como empresários que acompanham a visita do presidente brasileiro, entre eles Joesley Batista, Wesley Batista e José Carlos Grubisich, todos executivos do grupo empresarial J&F. Eles confirmaram participação.
O banquete será fechado à imprensa. O Estadão visitou o local. À tarde, havia apresentação de dança com trajes típicos e leques da Indonésia, assim como um ensaio de uma banda, com música popular brasileira e remixes de pop.
Um telão exibia imagens icônicas dos dois países, como o Cristo Redentor, e monumentos históricos da Indonésia. Para a visita oficial, Subianto espalhou em Jacarta outdoors com a foto dele, de Lula e da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, assim como bandeiras do Brasil e da Indonésia.
Participam da comitiva de Lula os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Silveira (Minas e Energia),