O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro culpou o tenente-coronel Mauro Cid pela condenação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Supremo Tribunal Federal (STF).
"Parabéns pelo que fez na história brasileira, Mauro Cid!", escreveu Carlos em seu perfil na rede social X.
O vereador fixou a publicação para ser a primeira a aparecer quando entrarem em seu perfil da rede social.
Aliados do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro rebatem as acusações. Segundo eles, "quem colocou todo mundo nessa confusão foi Bolsonaro".
Eles lembram que Cid relutou muito a fazer a delação premiada, pois sempre teve e segue tendo admiração por Bolsonaro. Destacam, ainda, que o ministro Luiz Fux usou a delação premiada de Cid para inocentar Bolsonaro, por exemplo.
Condenação no STF
Na noite de quinta-feira (11), Bolsonaro foi condenado pela 1ª Turma da Corte a cumprir 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista.
A defesa do ex-presidente considerou a pena excessiva tenta entrar com recursos, além de pedir para que Bolsonaro cumpra a pena em prisão domiciliar.
Cid recebeu pena de 2 anos por ter feito delação premiada e colaborado com as investigações em depoimentos à Polícia Federal (PF).
Advogados de Mauro Cid disseram ao blog que a primeira medida deles vai ser pedir a retirada da tornolezeira eletrônica e a devolução de bens de Cid que estão apreendidos, o que inclui o seu passaporte.
Não está decidido se Cid vai para os Estados Unidos, mas está decidido que ele pediu para ir à reserva e aguarda posição do Exército Brasileiro.