A corrida pelo governo de Mato Grosso em 2026 promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas revela um cenário de empate técnico triplo entre três dos principais pré-candidatos.
De acordo com os números, a deputada estadual Janaína Riva (MDB) lidera as intenções de voto, com 21,9%. Na sequência, aparecem o senador Wellington Fagundes (PL), com 19,4%, e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que soma 16,9%. Como a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, os três estão tecnicamente empatados na primeira colocação.
Em um segundo cenário, sem um dos adversários citados, Janaina amplia ainda mais sua vantagem e atinge 26,6% das intenções de voto — desempenho que confirma sua força eleitoral e a conexão direta com a população mato-grossense, fruto de uma trajetória política marcada pela coerência, firmeza e presença nos principais debates do estado.
Outros nomes que também surgem na disputa são o senador Jayme Campos (União Brasil), com 11,8%, seguido pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), que tem 4,3%, e pelo ex-deputado federal Odílio Balbinotti (MDB), com 4,2%. O ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB), registra 3,5%, e o deputado estadual Max Russi (PSB) tem 2,4%.
Para esta pesquisa, a Paraná Pesquisas ouviu 1540 eleitores em 60 municípios do estado. O nível de confiança do levantamento é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas entre os dias 7 e 11 de maio.