Cuiabá, 08 de Janeiro de 2026

POLÍTICA & PODER Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026, 10:31 - A | A

Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026, 10h:31 - A | A

COM SECRETÁRIO

Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico recebe balanço das ações culturais de 2025

Da Redação

A Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta terça-feira (6), reunião ordinária para apresentação do balanço das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura ao longo de 2025. A comissão é presidida pelo vereador Cezinha Nascimento (União Brasil) e composta pelos vereadores Eduardo Magalhães (Republicanos) e Maria Avalone (PSDB).

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Jhonny Everson, que apresentou aos parlamentares os principais projetos, programas e eventos executados pela pasta durante o ano, com foco na valorização da cultura cuiabana, no fortalecimento das expressões artísticas e na ampliação do acesso da população às ações culturais.

Entre os projetos destacados estão a reativação do Complexo do Jardim Passaredo, a retomada das bandas e fanfarras nas escolas municipais, a continuidade do programa da Escola Municipal de Música, além dos projetos Cuiabá Sonoro, Feira Cultural, Sabor e Arte e Escola da Comunidade “Siriri na Escola”.

O secretário também apresentou os resultados das ações desenvolvidas pelo Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). Ao longo de 2025, o espaço recebeu 10.570 visitantes e promoveu importantes exposições de artes, como “Janelas do Brasil”, da artista Evani Rocha, e “Fotocênicas”, do fotógrafo e mestrando em Antropologia, Fred Gustavos. O Misc ainda fortaleceu sua atuação educativa por meio de programas escolares, recebendo mais de dois mil alunos de instituições de ensino de Cuiabá e de outros estados.

No campo dos grandes eventos culturais, Jhonny Everson destacou iniciativas como o projeto “Cuiabá: Eu Amo, Eu Cuido”, que reuniu mais de dois mil voluntários em um mutirão de limpeza em espaços públicos da cidade durante o aniversário da capital; o projeto “Cuiabá é Tchow”, que levou apresentações culturais locais para grandes eventos do município; e o Réveillon da Família, que reuniu cerca de 40 mil pessoas no Parque das Águas na virada do ano.

Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico prestou apoio a eventos realizados nas comunidades, com a doação de estruturas como tendas, banheiros químicos, climatizadores, lonas para fechamento de tendas, palcos e tablados, garantindo melhores condições para a realização das atividades culturais nos bairros.

Ao final da apresentação, o secretário informou que, somando projetos, eventos e ações desenvolvidas ao longo de 2025, a pasta realizou 93.494 atendimentos, reforçando o compromisso com o acesso à cultura, a preservação do patrimônio histórico e o fortalecimento da identidade cultural cuiabana.

Comente esta notícia