Quatro adolescentes com idades entre 16 e 17 anos tiveram mandados de internação cumpridos pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (9.10), na segunda fase da Operação Canto da Sereia, deflagrada pela Delegacia de Guiratinga para apurar o homicídio de um jovem de 19 anos, ocorrido no mês de julho no município.
Os mandados foram expedidos pela Comarca de Guiratinga e cumpridos com o apoio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis.
As ordens judiciais contra os três adolescentes foram cumpridas em Guiratinga e a menor teve o mandado cumprido no município de Tesouro. Os menores responderão por atos infracionais análogos aos crimes de cárcere privado, tortura probatória, homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
Os adolescentes do sexo masculino foram encaminhados ao Centro Socioeducativo de Rondonópolis, e a menor para Cuiabá.
Relembre o caso
As investigações iniciaram no dia 16 de julho, quando um familiar registrou o desaparecimento da vítima. O jovem chegou à Guiratinga no dia 7 de julho, vindo de outro estado, e no dia 12 avisou à irmã que se encontraria com uma mulher na praça da cidade e desde então, não manteve mais contato com a família.
As investigações apontaram que o jovem enviou um pedido de amizade no Instagram a uma jovem de 19 anos, cujo perfil exibia gestos ligados a uma facção criminosa rival. A imagem foi repassada a membros de uma facção, e o grupo decidiu atrair o rapaz para uma emboscada.
Por ordem de um suspeito de 21 anos, integrante da organização criminosa, o encontro foi marcado na Praça Elevada de Guiratinga. No local, a vítima foi abordada pela jovem e por uma adolescente, sendo levada a uma residência onde estava o mandante do crime, um homem de 31 anos e outros adolescentes. Conforme a apuração, o jovem foi torturado e assassinado, e o corpo segue desaparecido.
Prisões anteriores
A primeira fase da operação ocorreu no dia 5 de setembro, quando foram presos o homem de 31 anos e a jovem de 19 anos. Também foram apreendidos celulares encaminhados para perícia, e um suspeito de 21 anos continua foragido.
A Operação Canto da Sereia integra a Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que intensifica o combate às facções criminosas em todas as regiões do Estado.
A Polícia Civil de Mato Grosso segue empenhada em localizar o corpo da vítima e responsabilizar todos os envolvidos no crime.