Os estados de Nova York, Geórgia e Mississippi decretaram estado de emergência nesta sexta-feira (23), em meio ao alerta das autoridades para o potencial destrutivo de uma enorme tempestade de inverno que se aproxima dos Estados Unidos.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, fortes nevascas devem afetar mais de 170 milhões de pessoas, cerca de metade da população, nos próximos dias.
Entenda: O estado de emergência é uma declaração formal de que as condições são graves o suficiente para exigir coordenação e recursos em nível estadual para apoiar os esforços de resposta locais, e também pode ajudar um estado a se posicionar para solicitar assistência federal caso as condições piorem.
Mais de 800 voos foram atrasados ou cancelados nos EUA nesta sexta-feira, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware.
Autoridades de escolas públicas em várias cidades cancelaram todas as aulas e atividadesdevido à previsão de piora nas condições das estradas.
"As condições de viagem ficarão cada vez mais perigosas a partir do final da tarde de sexta-feira e persistirão durante o restante do fim de semana", publicou o Serviço Nacional de Meteorologia em uma rede social.
Os meteorologistas alertam que os danos, especialmente em áreas atingidas pelo gelo, podem ser comparáveis aos de um furacão. A sensação térmica pode chegar a - 46º C em partes de Minnesota e Dakota do Norte.

