"Tieta do Agreste", clássico de Jorge Amado, ganhará uma nova adaptação para o cinema, escrita e estrelada por Suzana Pires, com direção de Joana Mariani. Ambientado nos anos 1970, o livro conta a história do retorno de Tieta ao vilarejo remoto de Santana do Agreste, 26 anos após ter sido banida por promiscuidade.
A obra já foi adaptada para a TV em 1989, com Betty Faria no papel principal, e teve uma versão cinematográfica em 1996, estrelada por Sônia Braga. Agora, Suzana Pires assumirá o papel de Tieta no novo longa.
Produzido pela Muiraquitã Filmes, o filme se chamará simplesmente Tieta e trará, segundo a produtora, uma visão da protagonista "sob um novo e feminino olhar". Com mais de 20 anos de carreira como roteirista e 30 como atriz, Suzana afirma que o objetivo é "reimaginar Tieta através de um olhar feminino", oferecendo uma nova perspectiva em relação às adaptações anteriores. A ideia é destacar como a personagem é "um símbolo de resiliência e liberdade".
O filme focará na relação entre Tieta e Perpétua. “Personagens que representam, respectivamente, liberdade e castração", segundo a produtora Eliane Ferreira. A expectativa é que o longa permita que "mais uma grande, complexa e profunda personagem da literatura brasileira conquiste o mercado internacional".