O universo dos ativos virtuais está ganhando cada vez mais relevância e atraindo a atenção do público em geral. Esse movimento também é visto em Mato Grosso, que registrou um salto de 58% no volume de investimentos em ativos digitais em 2025 em comparação com o ano anterior. É o que mostra a primeira edição do Raio-X do Investidor de Ativos Digitais, levantamento do MB | Mercado Bitcoin que traça um panorama do segmento ao longo do ano.
Quando comparado aos demais estados da região Centro-Oeste, o Mato Grosso figurou como o 3º maior em número de investidores em criptoativos, atrás do Distrito Federal e de Goiás. O número de novos investidores no Mato Grosso cresceu 15% de 2024 para 2025. O levantamento do MB, reconhecido como a plataforma de ativos digitais líder na América Latina, levou em consideração os dados de sua base de investidores brasileiros, através da análise de dados de comportamento e das operações dos usuários.
Na visão de Fabrício Tota, VP de Negócios Cripto do MB | Mercado Bitcoin, o interesse dos brasileiros por ativos digitais tem aumentado em todo o Brasil, ainda mais após momentos importantes ao longo do ano, como o anúncio da regulamentação cripto pelo Banco Central e o fato das stablecoins terem ultrapassado o volume de transações somado de Visa e Mastercard. “No MB, não apenas identificamos esse crescimento, como também temos o compromisso de tornar o universo cripto mais simples e integrado ao dia a dia dos investidores”, comenta.
O Raio-X do Investidor de Ativos Digitais em 2025 indica que a maioria dos investidores da região tem de 25 a 34 anos, e o ticket médio de investimentos feitos no ano foi de pouco mais de 36 mil reais, o 5º maior do Brasil. “O valor médio de aporte mais alto, combinado com a faixa etária da região, pode indicar um perfil de investidor mais maduro dentro da categoria de criptoativos”, explica Tota.
Além de ampliarem as possibilidades de diversificação, as criptomoedas têm se consolidado como uma opção de investimento de longo prazo e alto potencial de rentabilidade. O bitcoin, por exemplo, a moeda digital mais conhecida do mundo e o 8º ativo mais valioso do planeta, foi o investimento mais lucrativo da última década e registrou uma rentabilidade de 178% apenas em 2024. O ativo mais negociado pelos mato-grossenses foi justamente o bitcoin, seguido por USDT (uma opção de dólar digital) e XRP.
Ativos digitais se adaptam ao investidor moderno
Não é preciso ter grande quantidade de dinheiro para começar a investir na categoria. Uma das principais vantagens desse mercado é a flexibilidade de entrada, que permite a compra de frações de criptomoedas, de acordo com a capacidade financeira de cada pessoa, tornando os ativos digitais acessíveis também para os pequenos investidores. O mesmo vale para outros investimentos, como a Renda Fixa Digital, com aportes mínimos de 100 reais.
Fabrício Tota reforça que a flexibilidade também é um dos fatores que mais chamam a atenção para o segmento, já que os investimentos podem ser realizados 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo mais liberdade e controle sobre o próprio patrimônio, ao contrário do mercado tradicional, restrito ao horário comercial.
O Raio-X do Investidor de Ativos Digitais em 2025 faz parte da estratégia do MB | Mercado Bitcoin de compreender cada vez mais a jornada e as necessidades dos investidores no Brasil, com o objetivo de oferecer soluções que agreguem valor e impulsionem a plataforma a alcançar a meta de 25 milhões de clientes até 2030.


