Com o início de outubro, empresários do comércio varejista da capital começam a se preparar para o Dia das Crianças, que ocorre no próximo dia 12. Estudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) revela que as vendas relacionadas à data devem aumentar 2,5% em relação ao ano passado. Ao todo, cerca de R$ 94 milhões devem ser movimentados.
Os brinquedos, obviamente, serão os itens mais procurados pela maioria (50,9%) dos consumidores que sairão às compras para presentear os pequenos. A lista também conta com peças de vestuário (29,1%), calçados (10,3%) e eletrônicos como videogames (2,9%). Aparelhos de telefonia (1,7%), cosméticos (1,1%) e artigos esportivos (1,1%) também foram mencionados.
Entre os que investirão em serviços para agradar os pequenos, visitas aos parques (27,8%) e brincadeiras com passeio nos shoppings (27,8%) serão os programas mais requisitados no Dia das Crianças.
Já em relação ao perfil do consumidor, pouco mais de 7 em cada 10 ouvidos pretendem adquirir mais de um presente para mimar os pequenos e quase 88% dos entrevistados revelam que farão suas compras em lojas físicas na região central e nos shoppings centers da cidade, enquantoo restante priorizará os canais virtuais de comércio.
Compras maiores e sem planejamento
De acordo com o levantamento produzido pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, o ticket médio de compras também está elevado. Isso porque 22,7% consumidores afirmam que vão gastar mais no comparativo com 2023 e 74,5% deles planejam investir acima de R$ 100 nos presentes.
O estudo também mostra que o consumidor fará compras por impulso, sem nenhum tipo de planejamento.9 em cada 10 entrevistados disseram que só iniciarão as pesquisas pelo presente ideal na semana anterior à data.
O cartão de crédito deve seguir na liderança (34,6%) da forma de pagamento mais utilizada pelos clientes. No entanto, as modalidades de compras à vista como dinheiro, cartão de débito e Pix tendem a aumentar suas participações nas transações efetuadas na passagem de 2023 para 2024.