Cuiabá, 15 de Julho de 2025

ECONOMIA Terça-feira, 15 de Julho de 2025, 10:16 - A | A

Terça-feira, 15 de Julho de 2025, 10h:16 - A | A

desenvolvimento de mt

Sistema Fiemt reforça presença na 57ª Expoagro e destaca papel da agroindústria

A participação da Fiemt ocorre por meio da Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, formada também pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Fiemt

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) participa da Expoagro, uma das principais feiras agropecuárias do estado. A 57ª edição do evento iniciou na sexta-feira (11) e segue até 20 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá.

A participação da Fiemt ocorre por meio da Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, formada também pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MT). Juntas, as entidades participam com um estande institucional visando apresentar a força dos principais setores econômicos do estado e aproximar seus serviços de empresas e produtores.

 Com foco na indústria de alimentos e biocombustíveis, o espaço da Fiemt oferece informações sobre qualificação profissional, inovação e saúde do trabalhador, por meio das ações do Sesi, Senai e IEL. O estande também serve como ponto de articulação institucional, incentivando a integração entre indústria, agro e comércio.

A agroindústria é uma das maiores empregadoras do estado. Segundo dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor empregava formalmente 86,1 mil pessoas em 2023, o equivalente a 45% da força de trabalho industrial em Mato Grosso. Os frigoríficos lideram, com quase 32% dos empregos da agroindústria. Em 2024, o segmento foi responsável por 45,2% da arrecadação de ICMS da indústria, conforme levantamento da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz MT).

A Expoagro é promovida pelo Sindicato Rural de Cuiabá, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel).

Comente esta notícia