Promovida anualmente pela Justiça do Trabalho em todo o país, a 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista começa na segunda-feira (26) e segue até sexta-feira (30). Com o slogan “Menos conflitos, mais futuro - Conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a temática da campanha tem como foco a sustentabilidade das relações.
Na Justiça do Trabalho em Mato Grosso, o primeiro dia do mutirão de conciliação terá a presença da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, que vai participar da abertura regional com a palestra ‘A conciliação e a cultura da paz para o desenvolvimento social’. A abertura regional será realizada às 8h da segunda-feira (26) no auditório da Escola Judicial do TRT/MT, localizado no 1º subsolo do prédio das varas de Cuiabá. Fórum Trabalhista de Cuiabá (?)
Segundo a coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc) do 2º grau, desembargadora Beatriz Theodoro, apesar de ser possível conciliar em a qualquer tempo do processo, a Semana Nacional é um momento dedicado exclusivamente a realização de acordos que chama atenção de todos os envolvidos no processo. “Na Semana Nacional da Conciliação convidamos advogados e partes para que venham aqui tentar um acordo sob a batuta do Cejusc, ou seja, trabalhamos como mediadores mostrando a importância da conciliação para pôr fim a demandas trabalhistas”.