Cuiabá, 09 de Julho de 2025

CIDADES Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 09:23 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 09h:23 - A | A

CAPACITAÇÃO

Trinta e oito novos agentes do Sistema Socioeducativo começam Curso de Formação Inicial

Da Redação

A Secretaria de Estado de Justiça iniciou o 7º Curso de Formação Inicial de 38 novos agentes do Sistema Socioeducativo convocados pelo Governo do Estado no mês de maio. As aulas começaram nesta segunda-feira (7) e serão conduzidas pela Coordenadoria de Educação e Formação do Sistema Socioeducativo.

Após formados, os novos servidores atuarão nas unidades masculina, feminina e de semiliberdade, em Cuiabá.

Na abertura do curso, o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, lembrou da qualidade estrutural que o Sistema Socioeducativo de Mato Grosso alcançou nos últimos anos, a exemplo, dos investimentos do governo que possibilitaram novas unidades nas cidades de Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop. 

“O Sistema Socioeducativo de Mato Grosso é uma referência nacional e tudo começa aqui, com a capacitação, com a formação continuada. E com profissionalismo alcançamos a eficiência”, destacou o titular da Sejus, acrescentando ainda que a partir da entrada no serviço público, cada profissional recebe uma folha em branco para escrever sua história dentro da instituição.

O diretor da Academia da Polícia Civil, Fausto Freitas, reforçou que reconhecimento alcançado pelo Sistema Socioeducativo ocorreu graças ao empenho dos servidores, que vem trazendo resultados positivos à área.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Políticas sobre Drogas, Lenice Barbosa, pontuou que a formação dos servidores é uma dos pilares da gestão. “Cada servidor que fará a qualificação dos nossos novos agentes foi selecionado para transmitir o melhor da formação socioeducativa e conferir uma qualificação à altura do nosso sistema, o que se refletirá no trabalho diários nas unidades”, disse a adjunta.

Representando a diretoria da Polícia Civil, o diretor de Inteligência da instituição, Juliano Carvalho  lembrou a criação da Secretaria de Justiça e a importância da pasta para dar respaldo as ações do sistema de justiça. “Instituições fortes fazem o crescimento  e sustentam a gestão e evolução da secretaria, como é o Sistema Socioeducativo”, destacou o delegado.

A abertura do curso contou com a presença dos secretários adjuntos da Sejus: Thiago Damasceno (Corregedor-geral); Augusto Cordeiro (Administração Sistêmica), Daniel Nery (Inteligência) e Hermínia Dantas de Brito (Administração Penitenciária); secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho; diretor-geral adjunto da Politec, Renato Simões; representante da OAB-MT, Patrícia de Carvalho; servidores dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo.

Comente esta notícia