A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulga, no domingo (10.8), no site oficial da pasta, a lista final dos projetos classificados para participar do Festival de Robótica Educacional e Mostra Científica que será realizado em Cuiabá, em meados do quarto bimestre deste ano letivo.
Os nomes dos 37 classificados preliminares que disputarão o torneio, estão disponíveis no documento anexo. O prazo para apresentação de recurso termina nessa sexta-feira (8), segundo o edital do evento.
De acordo com a Seduc, o objetivo do festival é promover o estímulo ao pensamento computacional e da cultura maker, valorização do empreendedorismo e da inovação tecnológica, ampliação do uso de recursos tecnológicos pela comunidade escolar e a orientação dos estudantes para o uso responsável da tecnologia.
Cada escola pôde se inscrever em duas categorias, a Robótica de Torneios, para competições como a First Lego League Challenge (FLLC), e a Mostra Científica, em que os projetos devem envolver prototipagens com base em metodologias como Design Thinking e Pensamento Computacional.
As propostas deverão estar alinhadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar e ao Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC/MT), demonstrando a participação da comunidade escolar, viabilidade técnica e cronograma de execução.
Os estudantes são formados em grupos e devem montar robôs com kit lego sprike prime, com a orientação de professores. Cada escola contemplada receberá R$ 10 mil, que devem ser aplicados exclusivamente em itens relacionados à participação nos torneios, como o tapete oficial da temporada, taxas de inscrição e despesas logísticas.
O professor orientador titular, que será o responsável pela equipe, planejamento e acompanhamento técnico e pedagógico das atividades, além de relatórios mensais, receberá uma bolsa de R$ 1.500 por mês durante quatro meses.
A seleção integra as ações da Política Pública de Tecnologia no Ambiente Escolar e tem como foco o desenvolvimento do protagonismo juvenil e o fortalecimento da cultura digital nas escolas mato-grossenses.
Confira no anexo a relação preliminar.