As iniciativas de Mato Grosso para fortalecer as relações comerciais e se tornar um parceiro estratégico do Perú, a potência da produção agrícola mato-grossense, foram destaque no jornal La República nesta quarta-feira (24.9).
O jornal destacou a participação de Mato Grosso na Expo Alimentaria 2025, que ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro em Lima, no Perú, e é uma das principais vitrines de negócios para a agroindústria e a exportação de alimentos. Este é o segundo ano que Mato Grosso participa da feira, considerando o mercado peruano altamente atrativo.
A reportagem ainda ressaltou a qualidade do alimento produzido em Mato Grosso, como milho, soja, algodão, carne bovina e suína.
Confira abaixo a matéria na íntegra:
Estado brasileiro Mato Grosso busca se tornar parceiro comercial estratégico do Peru
É o maior produtor e exportador de carne bovina, milho e algodão, e convida empresários peruanos a investirem em um dos 10 estados mais competitivos do Brasil
Alinhado à sua estratégia de fortalecimento dos mercados prioritários, o estado de Mato Grosso (Brasil) busca se tornar parceiro comercial estratégico do Peru, um dos pontos-chave na região, através da exportação de alimentos de grande qualidade, como carne bovina, carne suína, leite, milho, algodão e soja, além da produção de etanol a partir do milho.
Considerando o Peru como um mercado altamente atrativo para seus produtos, o estado de Mato Grosso participa pelo segundo ano consecutivo da Expo Alimentaria 2025, que está sendo realizada de 24 a 26 de setembro no Centro de Exposição do Jockey Club, no Surco, feira que se tornou uma grande vitrine de negócios para a agroindústria e a exportação de alimentos.
Mato Grosso é o maior produtor nacional de milho, algodão e carne bovina do Brasil. Localizado estrategicamente no centro da América do Sul, possui mais de 60% de área natural preservada, sendo o maior produtor agrícola do Brasil desde 2018 e o maior exportador agrícola dos últimos anos.
O PIB industrial do estado de Mato Grosso triplicou na última década e ele figura entre os 10 mais competitivos entre os sul-americanos.
Dentro da importante delegação que participa da Expo Alimentaria 2025 em Lima está o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, e o presidente da Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade, Invest MT, Mirael Praeiro.
Eles convidaram os empresários peruanos a investir em Mato Grosso em importantes setores, como agronegócio, infraestrutura e logística, indústria alimentícia, energia renovável, mineração, turismo, bioeconomia, biotecnologia, comércio eletrônico, serviços e inovação, entre outros.