Cuiabá, 31 de Dezembro de 2025

CIDADES Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025, 10:15 - A | A

Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025, 10h:15 - A | A

RETROSPECTIVA

Instituto INCA consolida excelência com projetos de alto impacto em 2025

Assessoria

 

Em 2025, o Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação celebrou seus 20 anos de atuação consolidando uma trajetória marcada por impacto social e excelência na execução de políticas e projetos sociais em Mato Grosso. Ao longo do ano, a instituição ultrapassou a marca de mais de 100 mil pessoas atendidas, desde sua fundação, em 70 municípios, reafirmando seu papel como uma das principais organizações do terceiro setor no Estado, com emendas parlamentares impositivas de diversos deputados estaduais e federais, que deram resultado, via Secretarias e Ministérios.

A retrospectiva de 2025 evidencia um ano de intensa atuação, com a continuidade e o lançamento de projetos estratégicos que promoveram inclusão social, geração de renda, acesso à Saúde, Esporte, Cultura, Lazer, Educação e fortalecimento comunitário, sempre com foco no desenvolvimento e valorização do indivíduo, alcançando públicos diversos, especialmente crianças, idosos, PCDs e autistas. Alcançou famílias em situação de vulnerabilidade, na busca de reduzir as desigualdades, promovendo impactos positivos e duradouros.

Um ano de projetos de inclusão social, ações de formação cidadã e solidárias, campanhas, parcerias institucionais e fortalecimento da entidade.

INCLUSÃO

No empoderamento econômico, destacou-se a 3ª edição do projeto “Aprenda e Empreenda”, voltado à autonomia financeira feminina por meio de capacitações e incentivo ao empreendedorismo.

Na área de saúde e inclusão, os projetos “Despertar para o Autismo” e “Pedal Além da Visão” promoveram conscientização, acessibilidade e respeito à diversidade. O “Vida em Rodas” garantiu mobilidade e dignidade com a doação de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e muletas. Em Rondonópolis, o “Compartilhando Solidariedade 3” beneficiou mais de 840 pessoas com a entrega de equipamentos a instituições sociais.

Outra iniciativa de destaque foi o “Projeto Social Laços”, ação inédita em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cocriada por Cris Borges, que atuou na transformação de comunidades vulneráveis de Cuiabá, incluindo aulas de português para imigrantes do bairro Reserva do Coxipó, para que possam garantir cidadania brasileira.

Já o “Planejando o Sim”, voltado a casais do Casamento Abençoado 2024, ofereceu pela primeira vez assistência psicossocial, fortalecendo vínculos familiares.

ESPORTE E CULTURA

O esporte e a cultura seguiram como ferramentas estratégicas de transformação social. O “projeto social Kung Fu Wushu” alcançou projeção internacional com recorde de atletas, enquanto “Anjos da Lata” movimentou por todo Mato Grosso com arte, música e consciência ambiental.

Ainda, o “Esporte para Todos” e o “Campeonato Esportivo Esporte para Todos” ampliaram o acesso à prática esportiva para PCDs, autistas, crianças, jovens e idosos. A Natação para Todos trouxe uma jornada Transformadora ao oferecer aulas gratuitas a crianças, em Cuiabá, e o projeto “Kits Esportivos” distribuiu materiais coletivos em comunidades do Estado.

Em 2025, o Instituto lançou o “Sonho Dourado”, projeto de equoterapia que atende 150 pessoas de baixa renda em Cuiabá, entre autistas, idosos e pessoas com deficiência motora. No alto rendimento, o projeto “Dimmy- Promessa do Kart Brasileiro” acompanhou o primeiro piloto autista, Dimitry Kalinowski, profissional do país. A agenda esportiva incluiu também a “2ª Corrida de São João Batista”, em Rondonópolis.

EDUCAÇÃO E SALVAGUARDA

Na Educação e juventude, o “Gênesis Rap nas Escolas” impactou mais de 40 mil estudantes, utilizando a cultura hip hop e experiência de vida como ferramenta pedagógica de conscientização e prevenção às drogas.

No campo cultural e de salvaguarda do patrimônio, o Ponto de Cultura INCA em Rede fortaleceu a economia criativa e as expressões artísticas. A tradicional “Festa de São Sebastião” celebrou 78 anos de tradição em São Gonçalo Beira Rio. Ainda teve a famosa Festa de São Pedro com toneladas de peixe gratuito na 44ª edição, em Bonsucesso, Várzea Grande. O “22º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato)” viabilizou a tramitação na Assembleia Legislativa do reconhecimento do festival como Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso.

Também integraram a agenda cultural o “Arraiá da Cidadania”, que atendeu mais de 27 mil pessoas com serviço e lazer, e se tornou referência em sustentabilidade com destinação correta de resíduos; a “33ª Festa do Peão Pantaneiro de Agrovila”, com recorde de inscrições, rodeio inédito em cavalos, oficinas, palestras e show nacional de Renan & Ray; a “Vaquejada de Acorizal”; os “39 anos do bairro Três Barras”; a “Marcha para Jesus”, em Alta Floresta; o “Miss Mato Grosso Oficial 2025”; a “17ª Festa do Laço Comprido de Mato Grosso”; e o Natal do Amor, em Rondonópolis, com decoração inédita assinada por Célio Corrêa.

O Instituto também apoiou o Intercâmbio Cultural do Grupo Flor de Atalaia, com turnê de 40 dias pela Europa, ampliando o alcance internacional das ações culturais. E participou do lançamento do “Livro Comemorativo aos 190 anos da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso”, que traz a história da segurança pública em Mato Grosso em uma obra impressionante, revelando a história antes de ser oficialmente Polícia, com capítulos ricos em narrativas e fotografias.

Ao encerrar 2025, o Instituto INCA reafirma seu compromisso com a inclusão, a cidadania e a ação social. Com duas décadas de atuação, o Instituto INCA encerra o ano reafirmando sua missão com responsabilidade, transparência e impacto real, projetando uma atuação ainda mais abrangente e transformadora.

Comente esta notícia