Cuiabá, 31 de Dezembro de 2025

CIDADES Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025, 08:00 - A | A

Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025, 08h:00 - A | A

Kamil Fares

Morre médico ex-secretário de saúde de MT e fundador da Academia de Medicina do Estado

Da Redação

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (31), o médico Kamil Hussein Fares, em Cuiabá. Ele era especialista em ginecologia e mastologia era fundador da Academia de Medicina de Mato Grosso (AMMT), titular da cadeira número 6. O comunicado do falecimento foi feito pela Academia, em seu perfil nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.

Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) também emitiu nota de pesar pela perda do conceituado profissional. "O CRM-MT expressa suas mais sinceras condolências e solidariedade à família, amigos, colegas de profissão e ex-pacientes neste momento de imensa tristeza", lamentou.

O velório começou nesta manhã e segue até as 16 horas, na Mesquita de Cuiabá – Sociedade Beneficente Muçulmana de Cuiabá. “Neste momento de dor, a Academia manifesta sua solidariedade e sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas, rogando a Deus que conforte a todos e conceda eterno descanso ao ilustre Acadêmico”, diz nota da academia.

Histórico 

Kamil Fares foi secretário de Saúde de Mato Grosso na gestão Silval Barbosa. Foi idealizador, diretor e fundador do Instituto Médico Legal de Cuiabá MT, em 1978, diretor clínico do Hospital da Associação e Proteção a Maternidade e Infância de Cuiabá (atual HGU), em 1978 e idealizador e fundador do Hospital Infantil e Maternidade Femina, em 1979, onde ocupou o cargo de diretor presidente até dezembro de 2003. Presidiu o Sindicato dos Hospitais de Mato Grosso (Sindesmat) por 3 mandatos.

Também foi presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional de Mato Grosso - Gestão 1999 a 2001, Membro do Conselho Fiscal da Unimed do Brasil, de 15/03/2005 a 15/03/2006, Membro do Conselho Técnico Operacional da Central Nacional Unimed, desde março de 2005. Ele deixa esposa e filhos 6 filhos.

Comente esta notícia