A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) deu início na semana passada à 7ª edição da Operação Conjunta Férias. Com expectativa de receber 260 mil passageiros somente em mês de dezembro, com 8 mil pessoas de média diária, o local passará por vistorias nas condições de segurança, higiene e conforto dos veículos, além de verificar se está sendo cumpridas as gratuidades legais idosos e crianças.
Durante as férias escolares e as festas de fim de ano, períodos de maior movimentação no transporte rodoviário, as equipes da Agência atuarão em regime intensificado. A equipe da Ouvidoria também estará presente para atender passageiros, prestar orientações e receber manifestações.
A ação é realizada em parceria com órgãos como Procon-MT, Juizado da Infância e Juventude, Polícia Militar, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), administradora do terminal.
De acordo com o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias, a operação reforça a missão da Agência e atende ao que prevê a Lei Federal n° 13.460/2017, que assegura aos usuários o direito a um serviço adequado e à informação clara.
“A Operação Conjunta Férias da Ager, em parceria interinstitucional, visa garantir a segurança e o conforto dos usuários no Terminal Rodoviário de Cuiabá. Nosso foco é a fiscalização rigorosa e o acolhimento. Por isso, orientamos que os passageiros se programem com antecedência para que o embarque seja tranquilo”, destacou o diretor.
Recomendações para uma viagem tranquila:
– Compre as passagens com antecedência, pelos guichês ou canais oficiais.
– Verifique toda a documentação necessária para o embarque, especialmente no caso de crianças, adolescentes e pets.
– Observe o limite de bagagem permitido (até 5 kg de bagagem de mão e 30 kg de bagagem despachada).
– Chegue ao terminal com 30 minutos de antecedência.
Acessibilidade
A rodoviária de Cuiabá, ampliou os serviços de acessibilidade e passou a oferecer atendimento agendado para pessoas idosas, pessoas com deficiência (PCDs) e demais passageiros que necessitam de suporte especializado. A iniciativa é pioneira entre os terminais rodoviários do país.
O atendimento inclui o fornecimento gratuito de cadeira de rodas para o deslocamento no Terminal, permitindo que o passageiro seja acompanhado até o local desejado sem enfrentar rampas ou escadas. Outra novidade é o atendimento ao público com o apoio de intérpretes do Centro de Interpretação de Libras (CIL), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), ampliando o acolhimento a pessoas surdas.
Além dos serviços personalizados, o espaço também recebeu investimentos estruturais recentes para assegurar a acessibilidade plena, o conforto e a segurança aos passageiros.


