A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) aponta que os 142 municípios de Mato Grosso aplicaram 146.764 doses de vacina em crianças e adolescentes de até 15 anos, de 6 a 31 de outubro. Esse foi o período da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com Estados e prefeituras.
No Dia D de mobilização, que ocorreu em 18 de outubro, as unidades de saúde ficaram abertas no sábado e foram aplicadas 18.333 doses de vacina neste mesmo público em todo o estado.
Já no Brasil, conforme o Ministério da Saúde, foram aplicadas mais de 7 milhões de doses na campanha de multivacinação, sendo cerca de um milhão no Dia D.
“Os pais que não participaram da Campanha Nacional de Multivacinação ainda podem levar seus filhos na Unidade Básica de Saúde mais próxima, pois a Secretaria entregou doses suficientes aos municípios para que a população continue se vacinando. Assim, conseguiremos manter a população livre de doenças imunopreveníveis”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, foram disponibilizadas na campanha doses contra BCG, rotavírus, pneumocócica-10 valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pentavalente, poliomielite, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, hepatite B, dupla adulto, HPV e dTpa.
“A SES distribuiu 500 mil doses de vacina às Secretarias Municipais de Saúde para serem aplicadas nesta campanha. Além da imunização infantil, a mobilização também contemplou a vacinação contra o sarampo para pessoas de até 59 anos”, explicou.
Após o fim da campanha, o Calendário Nacional de Vacinação segue regularmente e os pais ou responsáveis devem procurar os postos para manter a caderneta de vacinação dos menores de idade atualizada.

