Durante três dias de festa, o 1º Arraiá da Cidadania, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social de Mato Grosso (Setasc-MT) e execução do Instituto INCA- Inclusão Cidadania e Ação, transformou o calendário junino em um marco de encontro popular, celebração cultural e prestação de serviços públicos com impacto real, em um mesmo espaço: movimentou a economia com 349 contratações diretas e indiretas, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), e, na sustentabilidade, evitou a emissão de 255,5 kg de CO₂e, o equivalente a 2 voos de ida entre Cuiabá e São Paulo ou o trabalho de 21 árvores absorvendo CO₂e durante um ano
Conferido por um público de 27.604 pessoas, o evento, realizado entre os dias 25 e 27 de julho, foi mais do que uma festa: mostrou que é possível oferecer cultura, cidadania, cuidado social e sustentabilidade.
IMPACTO AMBIENTAL
As ações resultaram em mais de meia tonelada de resíduos orgânicos recolhidos e compostados (553,1 kg) e quase uma tonelada de reciclados (730,1 kg de materiais), com produção de 222 kg de adubo: suficientes para nutrir até 250 hortaliças, o que também significa 1.450 km não rodados por carro popular.
QUEM PARTICIPOU
A programação intensa atraiu famílias inteiras, profissionais da cidade, juventude animada e muitos olhares curiosos e de encantamento com a beleza do evento, onde 65,3% do público o avaliou como excelente. E dentre os serviços oferecidos pela Setasc, 77% das pessoas atendidas foram mulheres; a faixa etária predominante foi de 29 a 39 anos, sendo que 92,1% das pessoas encontraram as informações que buscavam e 95,5% elogiaram a equipe pela atenção e preparo.
A pesquisa por amostragem foi com 1.588 participantes. Só no sábado, (26.07), mais de 11 mil pessoas circularam pelo espaço, além de 8.014 pessoas no primeiro dia (25.07) e 8.306 no encerramento (27.07).
GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
Mais do que entretenimento, o Arraiá também foi palco de serviço público. Em um cenário de desafios econômicos, esses dados mostram como o investimento em cultura é também estratégia de geração de renda. A mobilização das ações, que foram bem planejadas e com foco no bem-estar coletivo, gerou emprego e renda com 106 contratações diretas e 243 contratações indiretas.
Enquanto a decoração encantou os olhos e foi considerada o melhor momento por 47,6% do público entrevistado, a Praça de Alimentação foi o ponto mais visitado, movimentando sabores e encontros, bem ao lado de uma Feira Artesanal rica em produtos originários mato-grossenses.
CIDADANIA NA PRÁTICA
Idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, o “1º Arraiá da Cidadania – Programa Ser Família” teve acesso e estacionamento gratuito, com realização da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família e Setasc-MT, e patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso.
O público encontrou serviços assistenciais dos Programas SER Família - SER Família Criança, SER Família Inclusivo, SER Família Indígena, SER Família Solidário; SER Família Mulher, com orientações e atendimentos referentes à violência doméstica; Divulgação das políticas públicas e canais à cidadania.
Também apoio à inserção produtiva por meio de divulgação de cursos técnicos/profissionalizantes (SER Família Capacita); Atendimento e conscientização sobre direitos da pessoa idosa e pessoas em situação de rua (SER Família Idoso); Emissão de segunda via de certidões e da Carteira do Autista e Celíaco; Atendimento do Procon Estadual; Serviços do SINE: intermediação de vagas e seguro-desemprego, e orientações e cadastro da Energisa.
Ainda, um espaço de escuta ativa para mulheres, população LGBTQIA+, povos tradicionais, pessoas com deficiência, que tiveram espaço de acessibilidade exclusivo, em tendas com cadeiras, aos shows, bem como os idosos.
E claro, muita diversão com show nacional de Cleber e Cauan, também de grandes artistas regionais, apresentação todos os dias do Flor Ribeirinha interagindo com o público em ritmo de quadrilha junina, comemorando 32 anos do grupo (no dia 27 de julho), e parque infantil.
Mais do que festa, foi um espaço de pertencimento. Um experimento bem-sucedido de como a gestão pública pode dialogar com o povo, escutar suas necessidades, oferecer respostas e, ainda, fazer tudo isso levando lazer, assistência social e sustentabilidade, promovendo uma temática com bandeirinhas no alto, som de sanfona, prestigiando a cultura popular com apresentações regionais.
É nesse encontro entre cultura, cuidado e consciência coletiva que se constrói uma cidadania viva, pulsante, feita de gente.