Cuiabá, 12 de Dezembro de 2025

BRASIL Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 14:22 - A | A

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 14h:22 - A | A

redução de pena

Lula avalia PL da Dosimetria: 'Bolsonaro tem que pagar pelo que fez'

Projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado antes de ser encaminhado para a Presidência da República

Terra

O presidente Lula (PT) ainda não tem uma opinião formada sobre como responderá ao projeto de lei (PL) da Dosimetria, que pode reduzir penas de Jair Bolsonaro e de outros envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro. Em entrevista à TV Alterosa, de Minas Gerais, ele explicou que seguirá acompanhando o desenrolar do caso e que tomará a decisão quando o projeto chegar em sua mesa. O que frisa é que o ex-presidente precisa “pagar pelo que fez”.

“O Congresso Nacional está na discussão, agora vai para o Senado. Vamos ver o que vai acontecer. Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Tomarei eu e Deus, sentado na minha mesa, eu tomarei a decisão. Eu farei aquilo que eu entender o que deve ser feito, porque ele [Bolsonaro] tem que pagar pela tentativa de golpe, pela tentativa de destruir a democracia que ele fez neste país. Ele sabe disso. Não adianta ficar choramingando agora”, disse Lula ao jornal nesta quinta-feira, 11.

O projeto foi aprovado na madrugada de quarta-feira, dia 10, na Câmara dos Deputados. O placar geral foi de 191 a favor, 148 contra e uma abstenção e agora segue para o Senado Federal. No geral, o texto altera o Código Penal e a Lei de Execução Penal em artigos que impactam no cálculo de pena de crimes pelos quais foram condenados envolvidos no 8 de Janeiro.

 

Comente esta notícia