O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse nesta terça-feira (2) que o pai está “firme, mas indignado” com o início do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).
“Estive com ele ontem. Ele está firme, mas está indignado, obviamente, com isso que não dá para se chamar de um processo, já que foi manipulado desde o início por Alexandre de Moraes”, afirmou.
A jornalistas, o político também disse que Bolsonaro tinha o interesse de ir à Corte para acompanhar a análise dos magistrados pessoalmente, mas não pôde pela situação de saúde.
“Ele queria ir, mas obviamente não dá, ele não está com saúde no momento para não ficar bandando 10 horas para ver teatro de Moraes, com tudo já programado, manipulado, combinado”, disse.
Defesa da anistia
Flávio também defendeu o avanço da proposta de anistia e disse que se reunirá durante a tarde com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para ampliar as negociações ligadas ao projeto.
O senador prevê que uma nova proposta “ampla, geral e irrestrita”, deverá ser apresentada nos próximos dias. Uma forma geral pode beneficiar o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro em caso de condenação no STF.
Julgamento no STF
O julgamento por tentativa de golpe começou nesta terça e o futuro dos réus será definido pela Primeira Turma do STF. Entre destaques do primeiro dia, a PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu para que o Bolsonaro seja condenado.
Como próximas etapas, a Corte irá ouvir defesa dos acusados e o relator, ministro Alexandre de Moraes, apresentará o voto. Na sequência, outros ministros vão analisar o que for proposto por Moraes.