O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), por meio da 55ª Zona Eleitoral de Cuiabá-MT, promoverá um mutirão eleitoral no bairro Osmar Cabral, região sul de Cuiabá. Entre os dias 03 e 05 de setembro, das 8h às 13h, os eleitores e eleitoras poderão procurar o atendimento na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Luiza Prado Bastos, na Avenida Principal 11, Quadra 12.
No mutirão, serão oferecidos os serviços de alistamento eleitoral (1º título), coleta de biometria, segunda via, transferência e revisão, como também entrega de títulos, entre outros. A ação busca facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral com maior praticidade e inclusão, além de fazer parte do plano estratégico para a ampliação da cobertura biométrica em, pelo menos, 98% do estado.
Serão realizadas operações de alistamentos (confecção do 1º título), cadastro biométrico, emissão de segundas vias, transferências de domicílio eleitoral, revisões, como também entrega de títulos, entre outros serviços. Para o mutirão, serão montados cinco kits biométricos, sendo que cada um é formado por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para cenário e para o transporte de equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além de moradores e moradoras do Osmar Cabral, a iniciativa é uma oportunidade de acesso aos serviços eleitorais para pessoas que moram em bairros vizinhos, como Jardim Fortaleza, São João Del Rei e Santa Laura, por exemplo. "Atualmente, a Zona 55 atende eleitores e eleitoras em bairros que estão distantes dos postos fixos do TRE. Dessa forma, os mutirões nos bairros são uma forma de facilitar e levar o atendimento às pessoas. Tais eventos se mostraram proveitosos, com alto engajamento da população dos bairros”, destacou o chefe de cartório da 55ª Zona Eleitoral, Wilhiano Souza e Silva.
Panorama biométrico
Atualmente, de acordo com dados da Justiça Eleitoral, das 2.522.340 pessoas aptas a votar em Mato Grosso, 89,22% do eleitorado já têm a biometria cadastrada, o que corresponde a 2.250.472 pessoas.
Cuiabá ocupa a 86ª posição no ranking de estatísticas do eleitorado com biometria, com 90,19% de cadastros (392.175 eleitores em relação ao 434.825 total). Na 55ª Zona Eleitoral de Cuiabá, de 114.078 aptos, 88,56% (101.027 eleitores) coletaram a biometria. O mutirão tem como principal objetivo o cadastro biométrico de 13.051 pessoas (11,44%), além de oferecer os outros serviços essenciais.