Em Lucas do Rio Verde, a 360 quilômetros de Cuiabá, o fim de semana foi marcado por um encontro dedicado às mulheres. No sábado (11.10), o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), esteve no município para tratar de novas políticas públicas de proteção e assistência social. A agenda foi acompanhada pela vereadora Débora Carneiro, que há mais de dez anos atua na defesa dos direitos das mulheres e tem sido voz ativa nas causas voltadas às mulheres, crianças e idosos.
Na agenda, a vereadora apresentou ao deputado o Centro de Referência de Atendimento à Mulher. A unidade, referência local, se destaca pelo excelente atendimento oferecido às vítimas de violência doméstica. O trabalho realizado no município tem gerado resultados positivos, atualmente, Lucas do Rio Verde registra um dos menores índices de violência contra a mulher de Mato Grosso, graças à integração entre a Secretaria de Assistência Social e a Guarda Municipal.
Durante a visita, Débora agradeceu ao deputado pela destinação de R$ 300 mil neste ano para a aquisição de um veículo para a Patrulha Maria da Penha e a instalação de quatro “Bancos Vermelhos”, símbolo internacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso, entregou oficialmente ao parlamentar um ofício solicitando recursos para a ampliação e reforma das unidades do CRAS e CREAS. “Muito bom receber o deputado aqui com a gente. Obrigada, deputado Botelho, por estar aqui conosco. Foi uma manhã muito produtiva, onde trouxemos demandas importantes e conversamos sobre projetos que o deputado vem conduzindo no Estado. Tenho certeza que essa parceria vai trazer grandes resultados para nossa população”, afirmou Débora.
A agenda seguiu com visita à Associação das Mulheres em Busca de Cidadania (AMEC), fundada em 2002, no bairro Rio Verde. A unidade é referência nas ações de proteção aos direitos humanos das mulheres, acolhendo vítimas de violência, promovendo rodas de conversa e fortalecendo a economia solidária com feiras de artesanato.
A diretora e uma das fundadoras da AMEC, Maria Dalva de Oliveira Fernandes, destacou a importância do apoio para manter o projeto ativo. “Temos parceria com a Prefeitura e com fundos sociais de crédito, como o Sicredi, que financia o projeto Costurando o Futuro. Mas são verbas pontuais, que não sustentam o trabalho o ano inteiro. Precisamos de apoio para manter as atividades e, quem sabe, conquistar nossa tão sonhada sede própria”, disse.
Além das ações voltadas à proteção da mulher, Botelho visitou as instalações da APE (Associação de Pais e Educadores), onde foi apresentada a necessidade urgente de um ônibus escolar para o transporte dos alunos atendidos pela instituição. Sensibilizado com a demanda, o deputado se comprometeu a interceder imediatamente junto ao Governo do Estado para garantir a destinação de um dos veículos ao município.
O parlamentar reafirmou seu compromisso com a vereadora Débora e com o município de Lucas do Rio Verde, destacando a importância da união de esforços para alcançar resultados concretos. “A vereadora faz um trabalho sério, ouvindo a população e trazendo demandas verdadeiras. Como deputado, estou aqui para somar forças e transformar essas pautas em ações concretas. Quando Legislativo Municipal e Estadual caminham juntos, os resultados aparecem mais rápido, especialmente para quem mais precisa. Nosso compromisso é garantir que políticas públicas cheguem às mulheres que lutam diariamente por dignidade, autonomia e proteção. E podem ter certeza, essa parceria só está começando”, concluiu.