Cuiabá, 23 de Dezembro de 2025

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025, 13:34 - A | A

Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025, 13h:34 - A | A

lista tríplice

Aprovado por unanimidade na ALMT, Alisson Alencar toma posse como conselheiro do TCE

Da Redação

Aprovado por unanimidade pelos 23 deputados estaduais presentes em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, tomará posse como conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso nesta terça-feira (23). A solenidade será realizada no Plenário do TCE-MT.

A nomeação decorre da formação de lista tríplice em sessão extraordinária do TCE-MT para o preenchimento da vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Valter Albano, após 24 anos de atuação no órgão. Após a indicação pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, Alisson passou por sabatina na ALMT, etapa que antecedeu a deliberação em plenário.

Durante a votação, os parlamentares destacaram a trajetória, a capacidade técnica e o perfil institucional de Alisson. O presidente da ALMT, deputado Max Russi, ressaltou que o reconhecimento unânime e a celeridade do processo de escolha reflete o prestígio do indicado. “O Tribunal de Contas do Estado ganha muito com sua posse. Tive oportunidade de conviver por muitos anos, tivemos missões juntos e conheço também como ser humano e pessoa. Sua capacidade vai além da técnica e do conhecimento, é um ser humano maravilhoso.”

A deputada Janaina Riva registrou a presença do presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, lembrando sua trajetória como deputado estadual e ex-presidente da ALMT. Destacou ainda o legado de Valter Albano e a atuação de Alisson à frente do MPC.

“Tenho certeza de que essa indicação não poderia recair sobre nome melhor. O MPC nunca foi tão acessível aos agentes políticos de Mato Grosso. Será um desafio suceder a Valter Albano, mas Alisson fará isso com maestria. Há muito tempo a Assembleia não apreciava um nome tão qualificado”, afirmou.

O deputado estadual Júlio Campos destacou a trajetória profissional do indicado e sua integração com o estado. “É um piauiense que já é de Mato Grosso. Conheço sua competência e sua capacidade de trabalho. Parabenizo ainda o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, pela celeridade na condução do processo”, afirmou.

O deputado Valdir Barranco ressaltou a sucessão do conselheiro Valter Albano e a qualificação do indicado. “Sempre defenderei o papel institucional do Tribunal de Contas e apoio o nome de Alisson por sua capacidade técnica e preparo para o exercício da função”, declarou.

Fabio Tardin também parabenizou Alisson e destacou a importância de um Tribunal acessível à classe política e à população. Já Elizeu Nascimento ressaltou o papel do TCE-MT como órgão orientador e parceiro dos gestores públicos.

Chico Guarnieri enfatizou a formação e a experiência do indicado e parabenizou a gestão do presidente Sérgio Ricardo pela aproximação com prefeituras e câmaras municipais. Wilson Santos, por sua vez, salientou a elevada formação acadêmica de Alisson e sua trajetória pessoal. Carlos Avallone mencionou a construção de uma carreira sólida ainda jovem, marcada pela capacidade de diálogo, enquanto Sebastião Rezende elogiou o trabalho desenvolvido à frente do Ministério Público de Contas.

Durante sua sustentação oral na sessão da Assembleia Legislativa, Alisson Carvalho de Alencar afirmou que buscou a vaga de conselheiro por reconhecer o TCE-MT como o Tribunal de Contas que mais se aproxima da sociedade brasileira e que atua para fortalecer a administração pública. Agradeceu a indicação dos conselheiros e a mobilização da Assembleia Legislativa para a avaliação de seu nome, destacando a responsabilidade de suceder o conselheiro Valter Albano, a quem reconheceu como referência técnica e institucional para o MPC.

“Assumo essa candidatura com senso de responsabilidade e com o compromisso de defender um Tribunal que atue na prevenção do erro, no diálogo permanente e no respeito à classe política mato-grossense. O objetivo final é entregar melhores resultados à população. Estarei sempre aberto ao diálogo, à orientação e à construção conjunta de soluções que promovam melhor qualidade de vida à sociedade”, afirmou.

Na sequência, o candidato passou por sabatina respondendo aos questionamentos dos deputados. Com a aprovação, o governador efetiva a nomeação. A etapa final consiste na posse do novo conselheiro, que será realizada em sessão especial do Plenário do TCE-MT.

Biografia

Natural de Teresina (PI), Alisson Carvalho de Alencar é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT), com pós-graduação em Direito Público e Direito Privado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), doutor em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) e pela Universidade de Salamanca, na Espanha, além de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).

Ingressou no Ministério Público de Contas de Mato Grosso em 2009, onde exerceu, em diferentes períodos, os cargos de procurador-geral substituto e procurador-geral de Contas, função que ocupa atualmente no biênio 2025–2026, após recondução.

Comente esta notícia