Dois homens, envolvidos em crime de furto qualificado de fios de cobre em um hospital da capital, foram identificados pela Polícia Civil, em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá.
Um dos suspeitos teve o mandado de prisão preventiva cumprido nesta terça-feira (9.9). O segundo envolvido ainda é procurado pela polícia.
O crime ocorreu no mês de agosto, ocasião em que os criminosos subtraíram grande quantidade de fios de cobre do hospital, em pleno funcionamento, causando prejuízos estruturais e risco à prestação dos serviços de saúde à população.
Assim que foi informada sobre os fatos, a equipe da Derf Cuiabá deu início às investigações, que permitiram a identificação dos autores do crime. Com base nos elementos coletados, o delegado Hugo Abdon, responsável pelas investigações, representou pela prisão preventiva dos suspeitos. O pedido foi deferido pela Justiça.
Segundo o delegado, os investigados possuem histórico criminal expressivo, com diversas passagens por furto qualificado e roubo, inclusive com registros de prisões em flagrante por crimes da mesma natureza, todos ocorridos na capital mato-grossense.
Durante a ação policial realizada nesta terça-feira, os policiais da Derf localizaram um dos suspeitos no centro histórico de Cuiabá, ocasião em que teve o mandado judicial cumprido. O segundo alvo ainda não foi encontrado, mas as diligências continuam para sua localização e prisão.
Abdon destacou que, recentemente, o Congresso Nacional aprovou o aumento da pena para os crimes de furto e receptação de fios de cobre, reconhecendo a gravidade e o impacto social dessas práticas ilícitas, o que exige uma resposta ainda mais firme das forças de segurança pública.
“Essa ação representa mais um esforço da Derf Cuiabá no combate aos crimes patrimoniais, especialmente os relacionados ao furto de fios de cobre, modalidade criminosa que tem causado prejuízos significativos a prédios públicos e privados”, disse o delegado.