Cuiabá, 19 de Julho de 2025

OPINIÃO Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 09:16 - A | A

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 09h:16 - A | A

ALAN PORTO

Ninguém segura!

De todo modo, o objetivo de estarmos entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no País até 2026.

ALAN PORTO

Os bons resultados obtidos pela educação pública de Mato Grosso, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, têm colocado o estado no centro das atenções de quem reconhece e vibra e até daqueles que apenas criticam sem necessariamente oferecer soluções ou alternativas. De todo modo, o objetivo de estarmos entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no País até 2026.

A boa notícia mais recente, que indica estarmos no caminho certo, foi divulgada na sexta-feira (11.7) pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2024. Essa ferramenta estratégica permite acompanhar, de forma padronizada, o nível de alfabetização das crianças brasileiras ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Pela análise do MEC, a nossa educação superou a meta de 59% de alfabetização em 2024 e avançou nos primeiros anos do ensino fundamental. Agora, temos 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental. As próximas metas para 2025 até 2030 são, 63%, 67%,71%,74%, 77% e 80%, respectivamente.

No ano passado, quando Mato Grosso recebeu o Selo Ouro do MEC no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, as boas práticas e o trabalho da Seduc em colaboração com os municípios na alfabetização na idade certa já indicavam essa assertividade.

De forma geral, o efeito cascata chegou também ao Ensino Médio, avançando 14 posições no ranking nacional quando saltamos do 22º para o 8ª lugar. A taxa de analfabetismo também caiu para 3,8% e atingiu o menor nível desde 2016, segundo o IBGE. O percentual foi registrado entre pessoas com idade entre 15 a 59 anos que, por algum motivo, deixaram de estudar. A meta da Seduc era chegar a 4% em 2025. Para 2026, o propósito da Seduc é zerar o analfabetismo nessa faixa etária.

Posso afirmar que os resultados obtidos pela educação pública de Mato Grosso, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio e na EJA, vão muito além de investimentos em infraestrutura e recursos pedagógicos. É, antes de tudo, frutos de uma relação compartilhada desde 2019 com os servidores da educação, alunos, familiares, gestores públicos em todas as esferas, os Poderes, parceiros e a sociedade.

Essa relação recíproca que colocou o ser humano em primeiro lugar nasceu, cresceu e amadureceu a partir do Plano EducAção 10 Anos, com suas 30 políticas educacionais e mais de 150 ações definidas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educacão.

Esse cuidado com as pessoas envolveu e ainda envolve escuta, presença e compromisso com a qualidade de vida de quem vive a educação dentro e fora da escola. Sinto orgulho em dizer que esse resultado foi obtido por gente, por profissionais que conhecem os desafios locais e fizeram parte dessa transformação.

Juntos, vamos continuar avançando com esse compromisso coletivo e reforçando as iniciativas e investimentos que construíram esse ambiente educativo cada vez mais eficaz.

Alan Porto é secretário de Estado de Educação de Mato Grosso

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