Não deu para Hugo Calderano na final do WTT de Macau neste domingo. Ainda assim, o número 4 do mundo colocou mais uma vez o Brasil entre os melhores do tênis de mesa e ficou com a prata contra Wang Chuqin, chinês vice-líder do ranking internacional que estava jogando em casa. A partida foi acirrada desde o início, mas Calderano não conseguia vencer os sets, perdendo por 4 a 0 com parciais de 9/11, 7/11, 9/11 e 4/11. Mesmo sem o título, Hugo conseguiu pontos importantes na competição da China e deve subir ao top 3 na próxima atualização.
A final deste domingo era uma chance de revanche para Hugo Calderano. O brasileiro caiu justamente contra Wang na final do Mundial de tênis de mesa em maio, principal competição da modalidade atrás das Olimpíadas, ficando com uma prata inédita. Os dois se enfrentaram em sete jogos até então, com apenas duas vitórias de Calderano. Uma delas foi também neste ano, no caminho do título do Hugo na Copa do Mundo. O mesa-tenista derrotou Wang por 4 a 3 na semifinal e fez história na competição ao bater o líder do ranking na final.
O WTT de Macau conta pontos importantes para o ranking mundial do tênis de mesa. Com a prata neste domingo, Calderano deve subir ao top 3 na próxima atualização, somando 6050 pontos. Atual terceiro colocado, o sul-coreano Tomokazu Harimoto deve seguir com 6000, caindo para a quarta colocação.
Para chegar na final, Calderano atropelou o dinamarquês Anders Lind (19°) por 4 a 0 na madrugada deste domingo. O brasileiro teve uma partida acirrada nas quartas contra o alemão Patrick Franziska (18º), avançando por 4 a 2. Ele também havia derrotado outro alemão nas oitavas, Dang Qiu (12º), por 3 sets a 1.
O jogo
O início da decisão neste domingo já mostrava que a partida seria difícil. Disputado ponto a ponto, Calderano precisou acelerar no primeiro set para abrir 7 a 5 contra Wang Chuqin. O chinês forçou a bola curta do brasileiro e conseguiu subir o nível novamente para virar em 10 a 8. Calderano ainda conseguiu um forehand espetacular e ensaiou uma recuperação, mas Wang foi dominante e abriu 1 a 0.
Wang começou o segundo set com tudo, abrindo 4 a 1. Depois disso, Hugo pontuou no serviço do chinês e conseguiu encostar no placar, mas ainda assim Wang continuou com um jogo potente e sem erros para fechar em 2 a 0. O chinês voltou errando mais no terceiro set. Calderano aproveitou e foi buscar os pontos, conseguindo virar em 7 a 5. Ainda assim, não foi o suficiente e o chinês fechou com uma grande vantagem de 3 a 0. Wang continuou com saque e devolução potentes no último set. Hugo lutou novamente, mas não conseguiu parar o adversário, que foi campeão por 4 sets a 0.