Cuiabá, 11 de Setembro de 2025

ECONOMIA Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025, 08:01 - A | A

Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025, 08h:01 - A | A

números estratégicos

Fiemt apresenta potencial econômico de MT a representante do Lide nos Emirados Árabes Unidos

A exposição reforçou a vocação de Mato Grosso para garantir segurança alimentar ao mundo e a importância de fortalecer parcerias internacionais

Fiemt

O presidente interino da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Carlos Avalone, recebeu nesta terça-feira (10) o presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) nos Emirados Árabes Unidos, o empresário Rodrigo Paiva.

Durante a reunião, o Observatório de Mato Grosso do Sistema Fiemt apresentou números estratégicos sobre a economia mato-grossense, destacando o papel do estado como maior produtor de grãos e proteína animal do país. A exposição reforçou a vocação de Mato Grosso para garantir segurança alimentar ao mundo e a importância de fortalecer parcerias internacionais.

Segundo Avallone, grandes indústrias de Mato Grosso já possuem negócios consolidados com os Emirados, mas a intenção é ampliar essa parceria e aumentar a balança comercial. “Queremos fortalecer essa relação, diversificar os produtos e ampliar os negócios com os Emirados, que são parceiros estratégicos para o futuro da nossa indústria”, afirmou.

Na mesma linha, o presidente do LIDE, Rodrigo Paiva, ressaltou o potencial de expansão das parcerias. “Nosso objetivo é agregar valor às relações comerciais e criar novas oportunidades de investimento. Mato Grosso tem potencial para fornecer muito mais e queremos expandir essa cooperação com uma região estratégica para o comércio mundial”, destacou.

O encontro abriu espaço para novas possibilidades de negócios entre Mato Grosso e os Emirados Árabes, com foco em setores como agroindústria, logística e inovação, reforçando o papel do estado como protagonista no comércio internacional.

Comércio entre Mato Grosso e Emirados Árabes

De acordo com dados do BI de Diplomacia Empresarial feito pela Gerência de Internacionalização da Fiemt, em 2025, as exportações de Mato Grosso para os Emirados Árabes somaram US$ 144 milhões, correspondentes a 41,4 mil toneladas de produtos. Apesar da retração de cerca de 45% em relação ao ano anterior, o estado ocupa a 6ª posição nacional em exportações para o país, que aparece como o 23º principal destino das vendas externas mato-grossenses.

No mesmo período, não foram registradas importações provenientes dos Emirados, mantendo a balança comercial superavitária em US$ 144 milhões. Nesse indicador, Mato Grosso também se posiciona em 6º lugar no ranking nacional.

Comente esta notícia