Cuiabá, 12 de Julho de 2024

CURTINHAS Domingo, 23 de Junho de 2024, 10:15 - A | A

Domingo, 23 de Junho de 2024, 10h:15 - A | A

justiça eleitoral

TRE-MT participa do Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna

Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participa do Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna Eletrônica (UE) 2024 (modelos UE 2013, 2015, 2020 e 2022), no auditório da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e no Fórum Eleitoral de Curitiba. O evento ocorre das 9h às 18h, desde segunda-feira (17.06) e segue até esta sexta-feira (21.06), com especialistas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos regionais eleitorais de todo o país.

Para o chefe da Seção de Tecnologia Eleitoral do TRE-MT, Leon Santos, que participa do evento, os testes servem para melhorar a segurança das urnas eletrônicas e seus sistemas de votação. “Para esse teste são convidados alguns regionais apenas, e nós do TRE-MT temos a oportunidade de conhecer os novos recursos implementados nos sistemas eleitorais, além de colaborar para o aprimoramento do desempenho e segurança do processo eleitoral”, ressalta.

Um dos objetivos do teste é a homologação dos sistemas eleitorais relacionados à preparação e carga de urnas, votação, totalização e divulgação dos resultados das eleições. O teste visa, ainda, exercitar a integração de outros sistemas relativos ao processo eleitoral, como os de julgamento, atualização e divulgação de registro de candidaturas e processamento de justificativas e de faltosos.

Comente esta notícia