Duas escolas de bairros distintos de Cuiabá, ambas localizadas em regiões com elevados índices de violência doméstica e familiar e que enfrentam desafios educacionais diversos e complexos, receberam nesta semana as rodas de conversa do Projeto FloreSer, desenvolvido pela equipe técnica do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar – Espaço Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso.
As atividades foram realizadas na Escola Estadual Doutor Mário de Castro, no bairro Pedra 90, e na Escola Estadual Benedito de Castro, na Morada do Ouro, envolvendo ao todo 127 estudantes. O projeto tem como objetivo promover reflexões entre os jovens sobre violência de gênero contra a mulher e abuso nas relações de namoro, estimulando mudanças de comportamento e a construção de relações afetivas mais saudáveis.
Na quinta-feira (18), a Escola Doutor Mário de Castro recebeu a equipe do projeto para uma roda de conversa com alunos do período noturno, matriculados no 1º ano do Ensino Médio. Participaram 63 estudantes, com idades entre 14 e 15 anos, distribuídos em três salas. A atividade contou com a presença da promotora de Justiça Claire Vogel Dutra e das facilitadoras do projeto.
A escola atende cerca de 1.800 alunos em três turnos. No período noturno, estão matriculados mais de 600 estudantes, muitos deles em situação de vulnerabilidade social, com poucas oportunidades de participação em atividades extracurriculares, em razão do horário e da distância do bairro Pedra 90, que figura entre os que mais concentram registros de violência doméstica e familiar na capital.
O coordenador pedagógico da unidade, professor Oswaldo Ribeiro de Sousa Neto, destacou os desafios enfrentados pela comunidade escolar. Segundo ele, grande parte dos adolescentes do turno noturno já está inserida em relações amorosas, muitas vezes marcadas por situações de violência, além de casos de gravidez precoce.
“Esses meninos já trabalham e querem assumir uma vida de adulto que ainda não têm condições de sustentar. Quando olhamos para o desenvolvimento cognitivo e emocional deles, percebemos que não se trata de adolescentes com maturidade comum, mas de jovens que carregam fragilidades, falta de instrução e de conhecimento, o que se torna um terreno fértil para a violência. Por isso, quando um projeto como o FloreSer chega à nossa escola, recebemos de coração aquecido. Aqui, no turno da noite, muitas vezes nos sentimos abandonados”, afirmou.
Na manhã desta sexta-feira (19), a equipe do Espaço Caliandra, retornou à escola Benedito de Carvalho, no bairro Morado do Ouro, para conversar, com alunos do 1º ano, na faixa dos 15 e 16 anos. Essa foi a segunda rodada de conversa na escola, totalizando mais de 110 alunos com o projeto.
A professora de Física Thais Rodrigues, que leciona em duas escolas públicas de Cuiabá, ressaltou a importância da presença do poder público nas escolas. Segundo ela, projetos como o do Ministério Público ajudam os alunos a refletirem sobre situações de violência que vivenciam, algo que os professores sozinhos não conseguem trabalhar com tanta profundidade.
“Projetos como o do Ministério Público são fundamentais, porque ajudam os alunos a refletirem sobre situações de violência que vivenciam. Sozinhos, nós professores nem sempre conseguimos trabalhar essas questões com tanta profundidade.”, disse.
A promotora de Justiça Claire Vogel Dutra destacou que, a cada escola visitada, o projeto acumula novas experiências e aprendizados. Segundo ela, sair do gabinete e conhecer de perto a realidade dos estudantes fortalece o trabalho e amplia seu alcance, sobretudo diante da constatação da naturalização de comportamentos abusivos entre os adolescentes.
“Nosso objetivo com o Projeto FloreSer é levar informação e reflexão para dentro da escola, mostrando aos jovens que a violência não pode ser naturalizada. Queremos estimular relações mais saudáveis e prevenir situações de abuso já na adolescência”, afirmou.