O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) deu início nesta segunda-feira (12.05) ao curso de Aprendizagem Técnica em Administração, em uma turma 100% composta por pessoas com deficiência. As aulas estão sendo realizadas no Senai Cuiabá (Porto), unidade com acessibilidade e profissionais especializados no atendimento a este público.
O programa de aprendizagem tem duração total de dois anos, sendo que durante o primeiro ano os alunos serão formados na parte teórica. Já no segundo ano, eles irão para a parte prática, atuando em unidades do Sistema Fiemt, como o Sesi e o Senai Mato Grosso e com possibilidade de serem contratados no final do programa.
Os 26 aprendizes vão receber bolsa-auxílio de R$ 759 mensais, vale-transporte e serviço de apoio psicossocial, financeiro e jurídico. Além disso, durante os dois anos de programa, eles não têm o Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso.
O processo seletivo para preenchimento das vagas para pessoas com deficiência foi cuidadosamente acompanhado pela coordenadoria de Inclusão e Responsabilidade Social do Senai MT. Na ocasião, os candidatos foram reunidos no “Dia D”, uma mobilização que teve como objetivo explicar o funcionamento do programa, tirar dúvidas, realizar a inscrição e, também, realizar a primeira etapa seletiva, que consistiu em uma atividade de redação.
Além das informações técnicas, alguns depoimentos de candidatos também encantaram os presentes. É o caso de Sanja de Arruda, que tem deficiência auditiva e, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), deixou uma mensagem de inspiração aos outros candidatos.
“Não podemos ter preguiça ou mente fechada. Se você não se sente pronto para isso, se esforce, leia, estude, busque e peça sabedoria a Deus. O aprendizado é uma troca e aqui vamos aprender coisas grandes e profundas. Você tem que estar disposto ao aprendizado. O esforço, o estudo e a mente aberta fazem de você uma pessoa melhor e ao final vocês vão agradecer por isso”, disse Sanja.
Para a coordenadora de Inclusão e Responsabilidade Social do Senai MT, Denise Molina, as pessoas com deficiência tem muito a contribuir com o mercado de trabalho, em especial na indústria, segundo setor que mais contrata este público em Mato Grosso.
“Estamos falando de pessoas que podem ter limitações físicas ou sensoriais, mas que tem um enorme potencial e podem contribuir com o desenvolvimento de empresas e instituições como o Sistema Fiemt, que aposta muito nestes talentos. Permanentemente, temos um trabalho de acompanhamento, formação e inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, porque elas só precisam de uma oportunidade para mostrar sua capacidade”, disse Denise.
Outras vagas
Quer ficar por dentro das oportunidades de formação do Senai MT voltadas a pessoas com deficiência? Entre em contato pelo telefone (65) 99979-6868 ou acesse o site www.senaimt.ind.br.