Cuiabá, 20 de Janeiro de 2026

CIDADES Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026, 15:51 - A | A

Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026, 15h:51 - A | A

energia elétrica

Nova lei amplia Tarifa Social e pode zerar conta de luz para famílias de baixa renda

Nova regra fortalece a proteção social e reduz o impacto da energia elétrica no orçamento das famílias mais vulneráveis

Da Redação

Uma mudança importante na Tarifa Social de Energia Elétrica promete trazer mais alívio no orçamento das famílias brasileiras que mais precisam. A Lei nº 15.235/2025, conhecida como a nova lei da Tarifa Social, ampliou os benefícios e aumentou os descontos concedidos na conta de luz.

Antes da nova legislação, o desconto máximo oferecido pela Tarifa Social era de até 65%. Com a nova lei, esse abatimento pode chegar a 100%, garantindo conta de energia zerada para parte dos beneficiários.

A principal mudança beneficia famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, além de idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para esses grupos, o consumo mensal de até 80 quilowatt-hora (kWh) terá a tarifa totalmente zerada. Caso o consumo ultrapasse esse limite, a família pagará apenas a diferença referente ao que exceder.

No entanto, é importante ficar atento às regras: para ter direito ao benefício, é obrigatório manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado e a conta de energia deve estar no nome da pessoa que recebe o benefício.

A nova lei também trouxe uma novidade para famílias com renda de até um salário mínimo por pessoa. Desde que estejam inscritas no CadÚnico, esse grupo também passa a ter direito a descontos na tarifa de energia elétrica. Nesse caso, basta manter o cadastro atualizado para acessar o benefício.

O objetivo dessa política é assegurar que esses grupos, geralmente com maior risco de vulnerabilidade econômica, tenham acesso ao consumo de energia sem comprometer seu orçamento mensal.

Comente esta notícia